Uma noite marcada por emoção, memória e música. Assim foi a celebração dos 127 anos da Filarmônica Epitácio Pessoa, realizada no último sábado, 15, no Teatro Municipal Severino Cabral. O evento, promovido pela Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), reuniu público, músicos e ex-integrantes para homenagear a trajetória da tradicional “Sá Zefinha”.
A segunda edição do espetáculo “Recordando Memórias” prestou um tributo a grandes nomes que ajudaram a construir a história da Filarmônica, no passado e no presente. Foram homenageados: Francisco Paulo, Nasson Amado de Melo, José Adeilson, Martinho Ivo de Morais, Dulcineide Alaide, Ailton Cabral, Moab Brito Nogueira e Rivanildo Barbosa.
Idealizado pelo músico da casa, Ronaldo Matias, o projeto resgata a trajetória da Epitácio Pessoa por meio de um concerto guiado pelas músicas escolhidas pelos homenageados, além de clássicos que marcaram a história da instituição.
O repertório passeou do tradicional “Dobrado 17 de Junho” e da “Suíte Nordestina” até as trilhas do cinema, como o tema de “Star Wars”, oferecendo ao público uma viagem afetiva pela memória musical da Filarmônica.
“A inspiração para criar o espetáculo surgiu do orgulho de fazer parte de um instrumento que há tantos anos produz música com qualidade, que é a nossa Filarmônica, e do desejo de homenagear todos os músicos que já passaram por ela. No ano passado, emocionei-me profundamente ao ver essas homenagens acontecerem, e isso motivou ainda mais esta segunda edição, que fizemos com muito carinho para ser ainda mais bonita e especial. Estar presente aqui, em mais um aniversário da Filarmônica, é extremamente gratificante e emocionante, especialmente por ver tantos músicos que deram o máximo de si, sendo reconhecidos por todos que fazem parte dessa história”, afirmou Ronaldo Matias.
O secretário de Cultura de Campina Grande, André Gomes, ressaltou a importância do projeto e o compromisso do município com a preservação e valorização da Filarmônica.
“Agradeço a todos que estão à frente deste projeto, junto à Secretaria de Cultura e à Prefeitura Municipal de Campina Grande, por conduzirem esse processo de valorização e reformulação da nossa Filarmônica. Precisamos investir e mostrar o que temos de melhor: a arte e a cultura que nossos músicos sabem expressar como ninguém. Agradeço, de forma especial, a todos que vieram prestigiar este momento, certos de que viveram uma noite de memórias e recordações, embaladas pelo som que ecoa dos instrumentos da nossa querida ‘Sá Zefinha’, que celebra 127 anos de história”, disse o secretário.
A noite foi encerrada com a entrega de um quadro especial, contendo a imagem dos músicos da Filarmônica, oferecido individualmente a cada homenageado, simbolizando o reconhecimento, respeito e gratidão por suas contribuições à história da instituição.
Codecom





