Manhã contou com palestra de doutora em Educação Ambiental, Gorete Pequeno
Mais de 200 profissionais de Educação participaram na manhã de hoje do Seminário de Educação Ambiental realizado pela Prefeitura Municipal de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc). O evento foi 100% online, transmitido pelo canal da Seduc no Youtube. Durante a manhã, professores, gestores e técnicos participaram da palestra da doutora em Educação, Gorete Pequeno. O evento será retomado às 18h, com uma mesa redonda com especialistas.
O secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto, ressaltou a importância do encontro e as ações desenvolvidas pela Seduc. “A pauta ambiental e de sustentabilidade só vai ganhar espaço por sua relevância. precisamos de um mundo saudável para viver com qualidade. É preciso consciência coletiva de preservação ao máximo do meio ambiente. É extremamente válido um momento como esse com as reflexões feitas pela professora Gorete sobre a inserção dessa temática no currículo dos alunos da rede. Pudemos ver o carinho do público em respeito à mensagem que a professora Gorete trouxe, acima de tudo muito humanizada”, afirmou.
O secretário destacou ainda as ações que a Seduc já vem planejando para desenvolver nesta área. “Aproveito para reforçar o compromisso da Seduc no sentido de incentivar cada vez mais a abordagem dessa temática, além da conscientização. Algumas medidas que estamos planejando adotar, desde a reutilização da água; o tipo de iluminação utilizada; a própria energia solar, que é uma pauta trazida pelo prefeito Bruno; além do plantio de árvores e um conjunto de ações que plantamos visando os bons frutos”, disse.
A secretária executiva, Socorro Siqueira, destacou que a temática já é trabalhada dentro das ações da Educação. “A temática da Educação Ambiental já tem espaço garantido nas nossas formações e também no currículo. Nossa intenção é que as escolas e creches sejam referências de sustentabilidade para a comunidade e que sua rotina e também as suas práticas influenciam diretamente e positivamente na sociedade. Isso faz com que a unidade educacional seja o local certo para disseminar conceitos e tomar atitudes capazes de privilegiar a sustentabilidade ambiental”, avaliou.
A palestrante, professora doutora Gorete Pequeno, realizou uma palestra dinâmica com o objetivo de conscientizar sobre a importância da discussão com os profissionais. “Como disse a filósofa Hannah Arendt, uma crise pode ser uma oportunidade para refletirmos a essência das coisas e nos orientarmos. Estamos sendo convidados hoje a um banquete de consequências. O que compete a cada um de nós, tripulantes da espaçonave terra?”, refletiu.
PROGRAMAÇÃO
18h15 Mesa-redonda
“Educação Ambiental no Contexto da Coleta Seletiva”
Palestrantes
Prof.ª Dr.ª Mônica Maria Pereira da Silva
Doutora em Recursos Naturais (UFCG)
Prof.ª Esp. Roseane Araújo de Lima Lira
Especialista em Educação Ambiental (UEPB)
Professora da Escola Municipal Estudante Leonardo Vitorino Guimarães
Mediadora
Prof.ª Robênia Nunes da Cruz
Mestre em Recursos Naturais (UFCG)
Coordenadora do EF Anos Finais e Educação Ambiental – SEDUC
Público-alvo Educadores da Rede Municipal de Ensino
Transmissão pelo YouTube https://youtu.be/nQ6U_BYDyG0
20h Encerramento
Link para acompanhar: https://www.youtube.com/watch?v=nQ6U_BYDyG0
Codecom