Na última quarta-feira, 23, foi contemplado o Fórum Afonso Campos, no Polo Jurídico, e o Aeroporto João Suassuna, dois importantes locais de visitação pública e que receberam o comando educativo da campanha.Pela Manhã, o quiosque foi Instalado no hall de entrada do Fórum Afonso Campos, onde o público visitante teve a oportunidade de solicitar a confecção da credencial para estacionamentos reservados para idosos e deficientes. A expedição do documento, garante aos seus portadores beneficiários o direito às vagas preferências reservadas nos estacionamentos, tanto particulares como na zona azul.
No “quiosque interativo”, a equipe da STTP fez abordagens aos Juristas, funcionários e demais visitantes do Fórum Afonso Campos, que além do serviço de emissão de credenciais, também recebem uma farta distribuição de fitilhos (laços amarelos), adesivos, brindes e panfletos, de conscientização de comportamentos no trânsito, e de estatísticas de acidentes.No Aeroporto – Já no período da tarde, o comando educativo do Maio Amarelo esteve presente no Aeroporto João Suassuna, onde foi realizada uma grande ação de conscientização e educação no trânsito, mobilizando trabalhadores, passageiros e usuários das dependências.
Objetivando chamar a atenção para o alto índice de acidentes no trânsito, a atividade no aeroporto esteve focada em levar informação sobre os graves índices de morte e acidentes no trânsito, além de promover uma reflexão de atitudes mais seguras e prudentes por parte de todos para reduzir os números alarmantes.Palestra na Coteminas – Durante manhã e tarde, desta quarta-feira, 24, funcionários da empresa Coteminas, no Distrito Industrial, participaram de palestras de conscientização de comportamentos no trânsito, inclusive com informes dos dados de estatísticas de acidentes. No local também foi instalado o “quiosque interativo” do Maio Amarelo, onde a equipe de educadores da STTP realizaram uma farta distribuição de fitilhos (laços amarelos), adesivos, brindes e panfletos.
Empresas como a Silvana, e o Hospital da Fap, também já receberam ações educativas do calendário do Maio Amarelo. A programação prossegue até o dia 31, com atividades diversas em várias partes da cidade, com ações educativas nas ruas e avenidas, escolas e órgãos públicos.
O mês de maio foi proposto pelos órgãos de trânsito de todo o mundo motivado por uma proposta de ação para segurança no trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU). E a cor amarela foi escolhida porque é sinal universal de alerta no trânsito.
O símbolo do movimento é um laço, que agrega à ideia de união e esforço conjunto por um objetivo, consagrado nos movimentos do Outubro Rosa e Novembro Azul, de combate ao câncer de mama e prevenção ao de próstata, respectivamente. Faixas, banners, e sucatas de carros sinistrados estão espalhados pela cidade para chamar a atenção dos cidadãos para a necessidade de ações mais seguras e prudentes no trânsito.