Prefeito Romero Rodrigues prestigia mais uma edição do Seminário Cidade Expressa e destaca ações de mobilidade urbana

Com a presença do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, foi realizado na noite desta quinta-feira, 06, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), mais uma edição do Seminário Cidade Expressa. Durante o evento, a Prefeitura Municipal, por meio do superintendente da STTP, Félix Neto, fez uma prestação de contas das ações executadas para melhorar a mobilidade urbana, conforme as diretrizes previstas no Plamob – Plano de Mobilidade Urbana do município.

Em seu discurso, na abertura do evento, Romero Rodrigues destacou a complexidade do tema mobilidade, citando que, apesar de todas as dificuldades enfrentadas, a Prefeitura não tem medido esforços para executar as ações, integradas por todas as secretarias municipais, para cumprir as obrigações que garantam uma cidade com melhor qualidade de vida.imagemRomero apresentou um rápido balanço do que a Prefeitura tem executado, dentro do plano de mobilidade urbana, como as ações estruturantes em 600 ruas que receberam o benefício de paralelepípedo e asfalto, além do forte avanço na sinalização horizontal, vertical e semafórica, inclusive, com a implantação de semáforos inteligentes.

“Estamos no caminho certo, desenvolvendo o programa “Cresce Campina”, onde já executamos 120 quilômetros de asfalto só na última etapa. Agora, reiniciamos o programa, atendendo as novas demandas que surgem, com mais 125 ruas em 35 bairros, que também estarão recebendo a pavimentação asfáltica”, declarou Romero.imagem
Ainda segundo o prefeito, os avanços na mobilidade prosseguem na cidade com a expansão das ciclovias e ciclofaixas; regularização das calçadas com acessibilidade; realização em andamento de licitações do novo programa de investimentos em iluminação pública, de uma usina fotovoltaica e da zona azul, além de vários investimentos em tecnologia para o transporte público.

O Seminário Cidade Expressa objetiva discutir os desafios do deslocamento na cidade de Campina Grande, sob a tutela do Comitê Técnico de Mobilidade Urbana (CTMU), organização formada por instituições da sociedade civil do município.imagemO superintendente da STTP, Félix Neto, foi o responsável pela prestação de contas sobre as obras de mobilidade urbana executadas pelo município, nos últimos 12 meses, através da STTP e secretarias municipais de Serviços Urbanos e Meio Ambiente  (Sesuma), Planejamento (Seplan) e de Obras (Secob), sendo submetida ao julgamento de uma comissão técnica, formada por representantes da UFCG, Unifacisa, UEPB e Sebrae.

A apresentação de Félix Neto foi dividida em quatro diretrizes: transporte não motorizado, onde apesar das sérias dificuldades já foram implantadas 44km de ciclovias e ciclofaixas; segurança viária – tratando da redução de acidentes com vítimas, mais de 230 ações de educação de trânsito; ações de revitalização e implantação de sinalização horizontal e vertical, faixas de pedestres, fabricação própria de piquetes e gelo baiano – com redução de custos e ampliando o poder de ações, fabricação de semáforos – com uma redução de 60% de economia, mais barato do que os do mercado; fabricação, revitalização ou implantação de mais de 2600 placas; e no transporte público, abordando as tecnologias implementadas pela STTP, integração de combate ao transporte clandestino, corredores exclusivos; biometria facial; aplicativo Taxi Campina; Sistema de monitoramento de frota de ônibus, e outros.imagemPela Sesuma foram apresentados os resultados da construção de mais de onze praças e a revitalização de áreas verdes. Nas atividades da Secob foram apresentadas as ações dos projetos da Alça Leste e da infraestrutura externa do complexo Aluízio Campos. E, finalizando o relatório de mobilidade urbana, foram destacadas ações executadas pela Seplan, apresentando o projeto do Parque Linear Dinamérica.
O Seminário Cidade Expressa acontece anualmente, em Campina Grande, desde o ano de 2013, constituindo-se no principal evento do gênero no Nordeste. O Seminário também contou com uma palestra do especialista no tema, Marcelo Soletti, diretor-geral adjunto do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul.

Também foi registrada a participação, nos debates, da presidente do Instituto Nacional de Mobilidade Urbana, Rayssa Marques, e ainda de Aleksandro Montanha, da empresa paranaense de tecnologia Seebot, que está implantando na cidade a tecnologia do semáforo inteligente.
Além do prefeito Romero Rodrigues e do superintendente Félix Neto, também estiveram presentes os secretários Bruno Cunha Lima (Chefia de Gabinete), Fernanda Ribeiro (Secob), Diogo Lira (Seplan) e Geraldo Nobre (Sesuma), além dos demais convidados, autoridades, estudantes e urbanistas.imagem

imagem
Fonte: Codecom
COMPARTILHE