A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Planejamento (Seplan), apresentou, nesta terça-feira, 04, ao 2º Comando Regional de Bombeiros Militar (2º CRBM) e ao 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM), uma prévia do projeto de combate a incêndios do Mercado Público Central. Este integra o projeto geral de requalificação da Feira e está sendo desenvolvido seguindo as normas técnicas do Corpo de Bombeiros (CB) visando garantir maior segurança e promovendo ações que facilitem o combate a incêndios e a evacuação do local, em caso de emergências.
Entre as principais medidas previstas estão a desobstrução das oito ruas principais da Feira, deixando um espaço livre de 3,5m para passagem de viaturas dos Bombeiros. O Mercado contará com 13 acessos e saídas desobstruídas, instalação de hidrantes posicionados em seis pontos estratégicos e sinalização de rotas de fuga, equipadas com os aparatos exigidos pelas normas do CB.
O projeto prevê, ainda, a criação de um Reservatório Técnico de Incêndio no subsolo do Mercado e um Reservatório Elevado no Largo do Pau do Meio para suprir as demandas das áreas abertas.
O secretário executivo de Planejamento, Túlio Duda Paz, ressaltou a importância de se manter o diálogo com os órgãos técnicos durante a fase de elaboração dos projetos arquitetônicos e executivos: “É orientação do prefeito Bruno e do secretário Félix mantermos o diálogo constante com os órgãos técnicos, durante a fase de elaboração dos projetos, para não sofremos solução de continuidade durante a execução. Por isso, apresentamos a prévia do projeto de combate a incêndios aos Bombeiros, com o intuito de melhorarmos e nos adequarmos às exigências técnicas”, disse.
O subcomandante do 2º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Silveira, apresentou satisfação com o andamento do projeto e ressaltou a disposição do órgão em colaborar com a Prefeitura de Campina Grande no desenvolvimento e execução das ações.
“Parabenizo a equipe pelo trabalho apresentado e por se adequar às normas técnicas. Quanto mais rápido o projeto for submetido ao órgão, mais ágil será nossa análise e possíveis sugestões de adequações”, destacou.
A prévia do projeto de combate a incêndios apresentada ao Corpo de Bombeiros reforça o compromisso da Prefeitura com a segurança da população e comerciantes. Em breve, a versão final será encaminhada ao órgão para apreciação.
Além do secretário executivo da Seplan, Túlio Duda Paz, e do tenente-coronel Silveira, subcomandante do 2º CRBM, estiveram presentes à reunião o gerente de projetos da Seplan, Jhonnathas Lima; o engenheiro Fabrício Furtado; o representante da empresa vencedora do concurso de projetos para a requalificação da Feira Central, Manoel Belisário; o tenente-coronel Neto, comandante do 2º BBM e a capitã Priscila, chefe do CAT do 2º BBM.
Codecom