A cidade de Campina Grande assinou na manhã desta sexta-feira, 19, a adesão ao Plano Juventude Negra Viva (PJNV), do Ministério da Igualdade Racial, o município é o centésimo quarto a aderir ao plano entre os mais 5.500 existentes no país. A solenidade de assinatura contou com a presença de Tiago Santana, Secretário de Políticas Públicas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo do Ministério da Igualdade Racial e os secretários Asfora Neto (Seduc), Ronaldo Neto (Sejel) e Anni Karenine (Secult) e Marcos Alfredo (Coordenador de Comunicação) além, da jornalista e professora Carla Borba, pesquisadora das questões étnico-raciais no Brasil.
O Plano Juventude Negra Viva é um conjunto de políticas públicas do Governo Federal disponibiliza para estados e munícipios, visando a redução das vulnerabilidades que afetam a juventude negra brasileira e a violência letal alicerçada no racismo estrutural. De forma transversal, possui 11 eixos de atuação e conta com 217 ações pactuadas com 18 Ministérios.
Tiago Santana, secretário de Políticas Públicas das Ações Afirmativas, disse em sua fala que a assinatura de adesão ao PJNV significa o compromisso do Governo do Brasil com o município de Campina Grande, pela vida e pelo bem viver da juventude negra, abrindo portas e oportunidades através de políticas públicas já existentes no âmbito federal, ele informou que o plano visa de forma estratégica a conjugação de todas as políticas numa agenda especifica de ações práticas para a juventude, o secretário destacou como positivas ações existentes na gestão do prefeito Bruno, que convergem com a agenda do PJNV, a exemplo do Capoeira nas Escolas, coordenado pelo Mestre Pequeno que esteve presente durante a solenidade.
Enquanto isso, o secretário de Educação, Asfora Neto, enumerou como passo importante que vem referendar e carimbar políticas públicas que Campina Grande já vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos, no sentido de integração e da equidade, combatendo o racismo. Asfora Neto destacou que o Projeto Capoeira nas Escolas está presente nas 107 escolas da rede municipal, ele lembrou também, que a coordenação étnico-racial faz um trabalho permanente de combate ao racismo, além do protocolo antirracista para instrumentalizar o combate a esta prática.
Anny Karenine, secretária de Cultura falou da importância e do momento dessa assinatura, a secretária disse que enquanto mulher negra que conhece toda essa realidade, espera juntamente com as demais secretarias da prefeitura melhorar e instrumentalizar praticas com igualdade, inclusão e sobretudo com o combate ao racismo.
Por sua vez, o secretario de Esportes da cidade, Ronaldo Neto, enfatizou que a assinatura vem da cobrança em uma audiência pública na Câmara Municipal, feita por jovens e movimentos sociais, para que o município aderisse ao PJNV e segundo ele, quando se aprofundou no tema, viu que muita coisa Campina Grande já realiza, com a secretaria de educação e suas ações, com a Sejel nas Escolinhas de Iniciação esportiva e os cursos oferecidos a juventude, entre outras ações.
“Com a participação intersetorial de todas as secretarias da prefeitura e com a parceria do Governo Federal, vamos fazer cada vez mais e mostrar ao Brasil que somos vanguardistas, já que estamos partindo na frente de muitas cidades brasileiras, isso mostra que a gestão de Bruno tem sensibilidade e cuidado com juventude da cidade” pontuou Ronaldo Neto.
Codecom





