Nesta manhã de sexta-feira, 1, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu um pit stop na Praça da Bandeira. A ação faz parte das atividades educacionais e de conscientização contra a dengue, integrando a campanha municipal intitulada “Em Campina, mosquito não se cria”.
Durante o evento, foram distribuídos materiais informativos e orientações sobre como combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Além disso, foram realizadas demonstrações de como eliminar possíveis criadouros do mosquito em residências e espaços públicos.
A importância do combate ao mosquito da dengue não pode ser subestimada. A doença representa um grave problema de saúde pública, podendo levar a complicações sérias e até mesmo à morte.
“É fundamental que cada cidadão faça a sua parte, eliminando recipientes que acumulem água parada, manter caixas d’água fechadas”, afirmou a dona de casa Maria do Socorro.
A campanha “Em Campina, mosquito não se cria”, visa alertar a população sobre a importância da prevenção e do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
*Amplo calendário de ações contra a Dengue*
Ainda nesta sexta-feira, a partir das 14h, as escolas municipais do Complexo habitacional Aluízio Campos vai receber equipes de Combate à Endemia numa campanha educacional. Às 19h, equipes da Secretaria Municipal de Saúde, da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) e da Guarda Civil Municipal realizarão uma carreata pelas ruas da cidade, com concentração na sede da Secretaria de Saúde.
No sábado, 2, que será o Dia D – Brasil unido contra a Dengue, os Agentes de Combate às Endemias (ACS) realizarão uma ação territorial no bairro Santa Rosa, em parceria com Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), na Unidade Básica de Saúde Adriana Bezerra, na Rua do Sol. Simultaneamente, serão realizadas mais três ações de PitStop espalhadas pela cidade.
Encerrando o final de semana de atividades, no próximo domingo ,3, as equipes vão levar orientações à Zona Leste em uma abordagem na Vila Olímpica Plínio Lemos, durante a Copa de Pelada. Já na terça-feira, 5, às 9h30, o Programa Saúde na Escola leva mais uma ação, dessa vez à Escola Municipal Advogado Otávio Amorim, nas Malvinas.
Somado a isso, a Secretaria Municipal de Saúde está estruturando a rede hospitalar para implantação de ponto de reidratação e vai disponibilizar 20 Unidades Básicas de Saúde para funcionarem como pontos de testagem e atendimento.