Durante toda a semana, temática do Livro Infantil será trabalhada nas escolas da rede municipal
Mais de 70 livros foram doados na manhã desta segunda-feira, 12, através da parceria entre a Secretaria de Educação da Prefeitura de Campina Grande (Seduc) e a Feira Literária de Campina Grande (FLIC). A ação faz parte da Semana do Livro Infantil, que acontecerá até a próxima sexta-feira (16), em alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.
Na manhã de hoje, a ação contemplou alunos do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental e aconteceu durante a entrega das atividades impressas na Escola Municipal Lindolfo Montenegro, localizada na entrada do Complexo Habitacional Aluízio Campos. Além das atividades impressas e os livros infantis, os alunos receberão também os kits de material escolar e um par de sandálias havaianas, doadas pelo Instituto Alpargatas.
Para a secretária Executiva de Educação, Socorro Siqueira, a parceria com a FLIC é uma oportunidade para ampliar o acesso à leitura entre os estudantes da Rede Municipal de ensino.
“Trata-se de um hábito essencial, que deve ser estimulado nas nossas crianças desde as primeiras fases do desenvolvimento, a partir das contações de histórias ou da leitura mediada por um leitor mais experiente. Essa atividade precisa fazer parte do cotidiano dos nossos estudantes para que eles desenvolvam a imaginação, a criatividade, a linguagem e todas as demais habilidades proporcionadas pela leitura. Entre os livros distribuídos, temos ‘O Tupi Que Você Fala’, que aborda uma temática muito importante para esta semana, que é a celebração pelos Povos Indígenas”, explica Socorro Siqueira.
O curador da FLIC, Bráulio Maciel, que desenvolve o projeto Leitura Viva, fala sobre a importância da ação para o aumento no número de leitores na cidade. Ele destacou , dentro da FLIC, o projeto Leitura Viva, que visa estimular ao aluno ler o livro e criar uma intimidade com o autor da obra.
“Primeiro, elas têm acesso à obra e depois têm acesso ao escritor para um momento de conversa e troca de experiências. Então a criança passou alguns meses estudando, lendo e debatendo o livro em sala de aula e depois vem à culminância, com o encontro com o autor, onde elas podem conversar, perguntar, tirar fotos. Dentro do projeto, comemoramos o Dia Nacional do Livro e, desde 2019, realizamos doações de livros. Esta ação é para estimular as crianças, desde cedo, a lerem e, mais do que isso, para que possamos acompanhar esse processo de leitura e o aumento do número de leitores na cidade”, afirma Bráulio.
A aluna Maria Alice, do 2º ano, estava com saudade de ir à escola. Com máscara de proteção, aferição da temperatura na entrada e o uso do álcool em gel nos dispensers instalados na escola, ela recebeu as atividades da semana e o livro “O Tupi Que Você Fala”, escrito por Cláudio Fragata. Na oportunidade, a aluna conheceu o kit de material escolar que está sendo distribuído para os alunos da rede municipal, além do par de havaianas doado pelo Instituto Alpargatas.
Codecom