A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Obras (Secob), informa que as obras do Parque Linear da Ramadinha, na Zona Oeste da cidade, avançam rapidamente e chegam aos 55% de execução. O índice supera a média geral do contrato, que engloba também a construção de uma creche, um campo esportivo e um sistema de esgotamento sanitário, atualmente com cerca de 36% concluídos. Com diversas frentes de trabalho ativas, o parque é a prioridade do projeto, concentrando a maior parte dos esforços e progresso dentro do pacote de obras.
Na segunda etapa das obras do parque, a Prefeitura destaca o avanço na construção da quadra poliesportiva, com a arquibancada já concluída. O espaço de convivência está em fase de desenvolvimento, enquanto o banheiro está erguido até o nível dos pilares, aguardando a instalação do vigamento superior e a alvenaria. Além disso, foram assentados o piso intertravado, o concreto da academia ao ar livre, a calçada e a ciclofaixa, mostrando que o parque avança com ritmo acelerado.
Enquanto isso, as obras da creche passaram por ajustes. A previsão é de que as revisões na planilha e no orçamento sejam concluídas em breve, permitindo que os trabalhos avancem com ritmo acelerado.
No campo do esgotamento sanitário, as atividades começaram recentemente na rua Florípedes Coutinho, com a instalação das caixas de inspeção nas calçadas das residências, escavação das valas para a rede coletora, execução dos poços de visita e colocação dos tubos. O serviço é supervisionado pela companhia operadora de abastecimento de água e esgotamento sanitário em áreas urbanas do Estado da Paraíba, que será responsável por receber a obra após a conclusão.
A execução segue por etapas, com a liberação parcial dos trechos por meio de ordens de serviço emitidas pela companhia. O primeiro trecho autorizado, com 120 metros de extensão, está em andamento.
Já as intervenções no campo de futebol aguardam o fim do período chuvoso para que as obras possam ser iniciadas, uma vez que as condições climáticas atuais dificultam o andamento dos trabalhos que exigem terreno seco e firme.
Com esse conjunto de obras, a Prefeitura mostra o compromisso em oferecer à população da Ramadinha e Zona Oeste uma infraestrutura completa, que inclui espaços para lazer, esportes e serviços essenciais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida na região.
Investimento
A obra deve contemplar uma região de 30 mil metros quadrados e que está inserida no coração do bairro da Ramadinha. O Conjunto Severino Cabral e o bairro de Bodocongó também serão contemplados diretamente com a obra, que está orçada em R$ 7,4 milhões. Este montante será destinado tanto para as obras de construção do parque quanto para obras de cerca de 150 pontos de drenagem e esgotamento nas imediações.
No mesmo pacote, um valor de R$ 2,8 milhões será destinado para a construção de uma creche, que ficará localizada nas imediações do parque. Investimento que a administração municipal está fazendo para levar lazer e educação de qualidade para a população da região da zona oeste de Campina Grande.
Urbanização da área
O Parque Linear da Ramadinha vai oferecer diversos benefícios para os bairros que serão diretamente beneficiados. Com a criação de áreas verdes, espaços de convivência e opções de lazer, a obra vai transformar a infraestrutura e paisagem urbana da região e contribuir para uma melhor qualidade de vida dos moradores. Além disso, o parque vai ajudar na preservação ambiental, devido a proximidade com o Canal da Ramadinha, que passará dentro do parque. O projeto também valoriza o entorno da área e pode atrair novos investimentos para os bairros próximos.
O Parque Linear da Ramadinha, que está localizado entre as ruas Isolda Barros Torquato, Florípedes Coutinho e Pedro Xavier, terá ainda diversos equipamentos públicos. Serão playgrounds, quiosques, academias ao ar livre, quadra poliesportiva e quadras de areia, espaço para convivência, espaço multiuso, jardim sensorial, ciclovia, estacionamento para carros e motos, espaço PET, sanitários e a pista de caminhada. O espaço do parque também terá acessibilidade.
Codecom