A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Obras (Secob), deu início à aplicação da camada asfáltica nas vias laterais do Canal de Bodocongó, nas imediações da segunda etapa das obras. A intervenção contempla um trecho de 200 metros de cada lado, totalizando uma área de 4.880 metros quadrados – incluindo as bocas de lobo e a ponte.
Fotos: Sammyr Ramos
Para a execução do serviço, serão utilizados 244 metros cúbicos de asfalto – o que corresponde a 586 toneladas de asfalto – garantindo uma pavimentação de qualidade para melhorar a mobilidade urbana na região. A aplicação teve início na última quinta-feira (6) e, caso as condições climáticas sejam favoráveis, a conclusão está prevista para esta sexta-feira (7).
Avanços da obra na terceira etapa
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Obras (Secob), também está com as obras da terceira etapa do Canal de Bodocongó em andamento.
Está sendo feita a escavação de 1ª e 3ª categoria de rocha no eixo do canal. A escavação no eixo do Canal de Bodocongó envolve dois tipos de material: solo mais solto e fácil de remover, classificado como 1ª categoria, e rochas mais densas e resistentes, de 3ª categoria. Enquanto o solo comum pode ser retirado com escavadeiras convencionais, a remoção das rochas exige equipamentos mais robustos devido à sua alta compactação.
Além disso, também estão sendo feitas as calçadas da rotatória da Avenida Floriano Peixoto em direção à Avenida Francisco Lopes de Almeida, e as barreiras rígidas da Avenida Floriano Peixoto em direção à Avenida Francisco Lopes de Almeida, que são elementos estruturais de concreto instalados ao longo da via para aumentar a segurança viária e proteger tanto pedestres quanto motoristas.
O trecho da terceira etapa se estende das imediações da rua Iara Amaral, ponto final da segunda etapa, até o encontro do canal com a avenida Francisco Lopes de Almeida, na ponte do Cruzeiro.
A terceira etapa do Canal de Bodocongó terá uma extensão total de 320 metros, sendo mais uma iniciativa da Prefeitura de Campina Grande para modernizar a drenagem do Município e minimizar os impactos causados por alagamentos e chuvas intensas na região.
Panorama da obra
Com cerca de 120 mil moradores beneficiados, os bairros atendidos incluem Malvinas, Bodocongó, Conjunto dos Professores, Ramadinha, Dinamérica e Santa Rosa. O Canal de Bodocongó, com aproximadamente 6 km de extensão, é uma obra essencial para a infraestrutura de Campina Grande.
Iniciada em 2023 pelo prefeito Bruno Cunha Lima, a segunda etapa das obras foi viabilizada por meio de recursos da Caixa Econômica Federal, emendas parlamentares, repasses da União e recursos próprios da Prefeitura. O valor total investido nessa fase é de R$ 12 milhões.
A terceira etapa da obra irá compreender o trecho entre as imediações da rua Iara Amaral, até o encontro do canal com a Avenida Francisco Lopes de Almeida, na ponte do Cruzeiro, com 320 metros de extensão.
Orçada em R$ 25 milhões e financiada com recursos do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), esta fase – terceira – terá um prazo de 18 meses para ser concluída. Além da continuidade do canal, a obra incluirá a construção da ponte do Cruzeiro, reforçando o compromisso com a melhoria da infraestrutura urbana.
Codecom