Autor: Notícias PMCG

Prefeitura de Campina Grande assume compromisso com Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito e firma acordo de cooperação com a PRF

Evento, no Garden Hotel, contou com a presença do prefeito Bruno Cunha Lima A Prefeitura de Campina Grande, por meio do Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito, coordenado pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), realizou, na tarde desta quinta-feira (12), no Garden Hotel, o I Seminário Municipal de Redução de Acidentes de […]

13/05/2022 9h45 Atualizado há 3 anos

Evento, no Garden Hotel, contou com a presença do prefeito Bruno Cunha Lima

A Prefeitura de Campina Grande, por meio do Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito, coordenado pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), realizou, na tarde desta quinta-feira (12), no Garden Hotel, o I Seminário Municipal de Redução de Acidentes de Trânsito, do qual participou o prefeito Bruno Cunha Lima.

Durante o evento, que fez parte das atividades do movimento Maio Amarelo, a prefeitura assumiu compromisso com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) e firmou um Acordo de Cooperação Técnica com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o que vai permitir que os agentes da STTP também fiscalizem e realizem atendimentos com o SAMU em trechos de rodovias federais que cortam Campina Grande.

O Seminário contou, além do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima; com as presenças do secretário nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro; e dos superintendentes da STTP, Carlos Dunga Júnior, PRF (PB), Giovanni Bosco Farias Di Mambro, e Detran (PB), Isaías Gualberto.

Os citados gestores falaram sobre as ações, em suas respectivas instâncias, na luta pela diminuição de mortes no trânsito, sendo o NEAT, criado há cerca de um ano, uma iniciativa inovadora, que já é referência em todo o Brasil.

“A prefeitura preza por ações integradas entre diversas secretarias. O NEAT é um exemplo de como estas ações podem funcionar, sem onerar pesadamente os cofres públicos. A união entre STTP e SAMU para atender acidentes de trânsito e produzir estatísticas em tempo real já apresenta resultados sólidos de redução de sinistros em diversos pontos da cidade”, observou o prefeito Bruno, após assinar o acordo com a PRF.

Recentemente o NEAT foi reconhecido pelo Senatran, que passou a validar os dados apurados pelo núcleo, compondo o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST), atestando a relevância do trabalho realizado em Campina Grande. Esses dados são coletados em parceria com Samu, CPTran e Corpo de Bombeiros.

“Um dos nossos grandes objetivos na gestão da STTP, sob missão dada pelo prefeito Bruno Cunha Lima, é diminuir as mortes no sistema viário de Campina Grande. Realizamos ações integradas de fiscalização, educação e sinalização nesse intuito. O NEAT nos dá embasamento técnico-científico para realizar o trabalho com mais efetividade. E, firmar compromisso com o Pnatrans, permite que nos integremos nacionalmente a uma estratégia unificada de defesa da vida no trânsito”, dissertou Dunga Júnior.

Já Frederico Moura ressaltou a mensagem do Maio Amarelo: juntos salvamos vidas.

“É importante observar a conexão entre órgãos e instâncias para salvar vidas no trânsito. A união em torno do Pnatrans demonstra que todos tempos um objetivo único de promover cidadania e segurança nas vias de nosso país”, salientou o secretário nacional de Trânsito.

Diversas autoridades do trânsito e da segurança pública, em âmbitos municipal, estadual e federal, várias delas integrando a Associação dos Superintendentes de Trânsito da Paraíba, também estiveram presentes.

Além do NEAT, a ferramenta on-line JU.LI.A. (Juntas Livres do Assédio), criada pela STTP em pareceria com a Coordenadoria da Mulher, também foi destacada, sendo apontada como importante iniciativa para a segurança das mulheres no transporte público.

Pnatrans – O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito foi criado pela Lei nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018, que acrescenta o art. 326-A ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e propõe um novo desafio para a gestão de trânsito no Brasil e para os órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito. A meta do PNATRANS é, no período de dez anos, reduzir no mínimo à metade o índice nacional de mortos no trânsito por grupo de veículos e o índice nacional de mortos no trânsito por grupo de habitantes, ambos apurados no ano da entrada em vigor da Lei nº 13.614, de 2018.

O Plano se junta às ações positivas já existentes em prol da segurança no trânsito, porém dá um passo adiante ao propor iniciativas pautadas em seis pilares fundamentais para o desenvolvimento das propostas, permitindo que a questão seja abordada em suas diversas vertentes, a saber: gestão da segurança no trânsito; vias seguras; segurança veicular; educação para o trânsito; atendimento às vítimas; e normatização e fiscalização.

Codecom


Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

Preferência de Cookies

Usamos cookies e tecnologias semelhantes que são necessárias para operar o site. Você pode consentir com o nosso uso de cookies clicando em "Aceitar" ou gerenciar suas preferências clicando em “Minhas opções”. Para obter mais informações sobre os tipos de cookies, como utilizamos e quais dados são coletados, leia nossa Política de Privacidade.