Uma manhã de muita cultura, troca de conhecimentos, conversas agradáveis e diversão. Foi assim o Intercâmbio Cultural realizado nesta quarta-feira, 15, entre os idosos do Centro de Convivência do Idoso (CMCI), da Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Assistência Social (Semas), que funciona no bairro dos Cuités, com o grupo de idosos ‘Melhor Idade’, do município de Ingá. O grupo, composto por 30 idosos, esteve na unidade pela primeira vez e foi recepcionado pelos usuários do CMCI, com vários registros e abraços.
Na sequência, após momentos com ginástica laboral, o grupo de Ingá foi o primeiro a se apresentar com a dança da peneira, sendo bastante aplaudido. Depois, foi a vez das idosas do CMCI, que se apresentaram com a dança da peneira e dança do ventre. Nos bastidores muita animação e conversas entre os participantes. Uma delas é a aposentada Francisca da Silva, 62, que participa do grupo de Ingá há 1 ano e estava encantada com a beleza do Centro de Convivência, de Campina Grande.
“Para mim está sendo maravilhoso conhecer de perto o CMCI. Gostei demais da forma como fomos recebidas e ainda mais conhecer um pouco do trabalho que é realizado por aqui, além do capricho nas danças, do figurino, tudo maravilhoso”, disse a aposentada. Participando do CMCI há 7 anos, Maria da Graças Ferreira achou importante essa interação entre os idosos, já que também passou a conhecer um pouco do trabalho realizado também em Ingá. “Todos estão de parabéns e foi muito linda a apresentação deles. Pra nós é importante termos momentos como esse de um bom papo e novas amizades”, disse a idosa.
No final, os idosos ainda participaram de outros momentos com recreação, lanche coletivo e conheceram as dependências da unidade. “Nos sentimos lisonjeados com esse momento de integração, onde podemos conhecer o trabalho realizado com os idosos do grupo Melhor Idade, e saber o quanto eles estão satisfeitos e que passam a conhecer um pouco sobre o trabalho que realizamos aqui também. Sabemos o quanto esses momentos contribuem para a autoestima de cada um, quando eles participam de momentos positivos como esse”, disse a coordenadora do CMCI, Gilma Souto Maior.
Para o secretário da Semas, Fábio Thoma, uma ação de suma importância, considerando o quanto esses momentos são esperados por cada um dos idosos. “Por isso trabalhamos diariamente para proporcionar momentos como esses para os nossos idosos e visitantes, já que cada um tem a sua realidade, mas no CMCI, recebem a devida assistência. Parabéns a toda a equipe na unidade, que está sempre disposta a realizar ações que fazem a diferença na vida de cada um deles”, ponderou o secretário.
Codecom