A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Obras (Secob), está executando, nesta quinta-feira (23), a etapa de concretagem da nova ponte localizada na Avenida Francisco Lopes de Almeida, na região entre os bairros do Santa Cruz e Malvinas.
A estrutura integra o conjunto de intervenções da terceira etapa das obras do canal de Bodocongó e fará parte da rotatória que dará acesso ao canal e à duplicação da avenida, contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana e da fluidez do tráfego na região.
Com 25 metros de extensão total, a nova ponte está passando pela concretagem de uma área de aproximadamente 270 metros quadrados, o que equivale a uma metragem de 17 por 16 metros, com aplicação de cerca de 60 metros cúbicos de concreto. As etapas de armação e montagem das formas já foram concluídas, possibilitando o avanço do serviço dentro do cronograma técnico definido pela equipe da Secob.
A ponte atualmente em funcionamento na avenida segue sendo utilizada pela população, garantindo a passagem de veículos e pedestres durante a execução das obras. A nova estrutura vai complementar o sistema viário local, criando uma ligação mais eficiente entre os bairros atendidos pelo corredor do canal de Bodocongó e fortalecendo o processo de requalificação urbana em andamento nessa importante área da cidade.
Panorama da obra
Com cerca de 120 mil moradores beneficiados, os bairros atendidos incluem Malvinas, Bodocongó, Conjunto dos Professores, Ramadinha, Dinamérica e Santa Rosa. O Canal de Bodocongó, com aproximadamente 6 km de extensão, é uma obra essencial para a infraestrutura de Campina Grande.
Iniciada em 2023 pelo prefeito Bruno Cunha Lima, a segunda etapa das obras foi viabilizada por meio de recursos da Caixa Econômica Federal, emendas parlamentares, repasses da União e recursos próprios da Prefeitura. O valor total investido nessa fase é de R$ 12 milhões.
A terceira etapa da obra compreende o trecho entre as imediações da rua Iara Amaral, até o encontro do canal com a avenida Francisco Lopes de Almeida, na ponte do Cruzeiro, com 320 metros de extensão.
Orçada em cerca de R$ 20 milhões e financiada com recursos do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), esta terceira fase da obra está prevista para ser concluída no primeiro semestre de 2026. Além da continuidade do canal, a obra vai incluir a construção da ponte do Cruzeiro, reforçando o compromisso com a melhoria da infraestrutura urbana.
Codecom