A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Escola Municipal de Serviço Público (Emusp), celebra nesta segunda-feira, 1º de setembro, os 15 anos da Lei nº 12.319/2010, que reconheceu e regulamentou a profissão de tradutor e intérprete de Libras.
Esse marco histórico representou uma importante conquista para a comunidade surda, assegurando direitos, ampliando a acessibilidade e fortalecendo a inclusão em todo o país.
A comemoração deste aniversário torna-se ainda mais especial porque estamos no chamado Setembro Azul, mês dedicado às lutas, conquistas e à valorização da comunidade surda em todo o Brasil. A cor azul, símbolo da campanha, lembra o respeito, a dignidade e o reconhecimento da importância da inclusão em todos os espaços sociais.
Ao longo dos últimos anos, a Emusp tem sido parceira nesse processo, oferecendo cursos de Libras aos servidores municipais, que hoje estão mais preparados para atuar em diferentes secretarias e órgãos públicos com atenção e sensibilidade às demandas da comunidade surda.
A diretora da Emusp, Niani Medeiros, destaca a importância dessa data. “A Lei 12.319 é um marco que vai muito além da regulamentação de uma profissão. Ela simboliza respeito, cidadania e inclusão. Temos orgulho de contribuir para que cada vez mais servidores dominem Libras, tornando a Prefeitura de Campina Grande um espaço verdadeiramente acessível a todos”, ressaltou.
Codecom