A conclusão das obras de pavimentação da rua Mário Rodrigues Coura, localizada na Ramadinha II, zona oeste de Campina Grande, proporcionou a satisfação de centenas de moradores daquela área, que enfrentavam desafios para locomoção devido à ausência de infraestrutura adequada. A pavimentação foi realizada pela Prefeitura, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Obras (Secob).
“Ficamos alegres e hoje vivemos uma realidade completamente diferente”, declarou Felipe Nunes, morador da Ramadinha II. Segundo ele, agora a população vive um novo capítulo em sua história, marcado pela melhoria da qualidade de vida dos seus moradores. A rua Mário Rodrigues Coura existe há aproximadamente 30 anos.
Felipe Nunes, que mora na rua há cerca de 24 anos, disse que o processo de sensibilização do poder público e a mobilização da comunidade foi importante para a conclusão da obra. Em 11 de abril de 2021, durante uma forte chuva, Felipe Nunes decidiu registrar em vídeo a situação da rua, compartilhando-o nas redes sociais e convocando amigos e vizinhos para se unirem em favor dessa causa.
“Comecei a compartilhar esse vídeo mostrando a situação da rua e pedir também para os amigos e colegas compartilhar esse vídeo, para que nós pudéssemos alcançar o poder público. Sabíamos que o prefeito Bruno Cunha Lima tinha acabado de assumir a prefeitura de Campina Grande e encontramos nele a esperança para podermos conseguir a pavimentação e a drenagem dessa rua”, disse Felipe.
As memórias dos tempos difíceis ainda estão na mente de Felipe e de seus vizinhos. As cenas de tentativas desesperadas para conter as águas das chuvas e os buracos formados pela correnteza das águas são lembranças de uma época em que a comunidade se via à mercê das ações naturais.
“Lembro-me que eu e meu avô entrávamos dentro dos buracos. Tentávamos colocar alguns impedimentos para que a água não entrasse tanto na casa dele quanto na casa dos nossos vizinhos. Chegou momentos em que nós estávamos limpando as ruas adjacentes, como a Januário Lacerda, a Marinaldo Vitorino, pegando toda aquela terra e colocando dentro dos buracos para que a rua Mário Rodrigues Coura não ficasse intransitável”, relatou Felipe.
Ronil, há 24 anos morador e comerciante na rua Mário Rodrigues Coura, testemunhou de perto a transformação do bairro da Ramadinha após a pavimentação realizada pela atual gestão. Como proprietário de um mercadinho local, ele observou como a infraestrutura melhorada revitalizou o ambiente ao seu redor.
“Quem chega aqui diz: quem era a Ramadinha, rapaz?. É outro mundo agora, a gente vivia numa lama muito grande. A gente pensa que está noutro canto. Tá muito bonito. Agradeço demais”, disse Ronil. Ele destacou a surpresa e admiração dos clientes diante das melhorias no bairro. Segundo o comerciante, a pavimentação não apenas melhorou a estética da rua, mas também abriu novas oportunidades para os negócios locais e fortaleceu o sentimento de comunidade entre os moradores.
Elias Amaro, um dos moradores mais antigos do bairro da Ramadinha, conhece bem os desafios enfrentados antes da pavimentação da rua Mário Rodrigues Coura, onde reside desde que nasceu. Para ele, a memória das chuvas intensas, que transformavam a rua em um cenário complexo, ainda está fresca na mente. “A gente sofreu antes da pavimentação. Quando chovia as águas entravam dentro das casas e a gente via o sofrimento da comunidade, até mesmo [entrava água] dentro da minha própria casa. Era um desespero”, relatou.
Hoje, a rua Mário Rodrigues Coura está pavimentada e livre de obstáculos, graças aos sistemas de drenagem implementados durante a obra. “Quando chove vemos que toda água desce pela drenagem, vai até o canal, e toda a rua está em perfeito estado”, ressaltou Felipe Nunes, enfatizando a eficácia das intervenções realizadas pela Prefeitura e o impacto positivo na vida dos moradores. A pavimentação, para o morador, é também um avanço significativo em termos de qualidade de vida e segurança para a comunidade local.
“Pude acompanhar e participar da luta dos moradores para conseguir a pavimentação e a drenagem dessa rua, pois ela recebe água de oito ruas quando chove e isso nos preocupava muito, pois, qualquer período de chuva nós já podíamos imaginar a água entrando dentro das casas, as crateras sendo abertas na rua, ficando intransitável e isso causava grandes prejuízos para todos nós moradores”, relatou Felipe.
“Graças a Deus estamos vendo um sonho ser realizado na nossa rua. A pavimentação, calçamento feito e estamos vendo o trabalho ser realizado, um trabalho maravilhoso e aqui é só momento de alegria agora”, declarou Elias, outro morador da área.
Já Felipe Nunes diz que a pavimentação é a conquista de um antigo sonho. “Temos visto obras acontecendo na cidade de Campina Grande, no bairro da Ramadinha. Nós estamos felizes, um sonho de 30 anos realizado, com a pavimentação e drenagem da rua Mário Rodrigues concluída com sucesso”, concluiu Felipe. Para ele, é a vitória coletiva de uma comunidade unida em busca de um futuro melhor.
Codecom