A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), desenvolve o Projeto Ouro Branco, que incentiva a produção orgânica familiar da cultura do algodão em Campina Grande. Esse projeto é realizado pela Seagri, numa parceria com a cooperativa Coopnatural.
A Coopnatural é a responsável pela distribuição das sementes de forma gratuita para os agricultores e compra da produção, ao final de cada ciclo da cultura.
Por sua vez, a Secretaria de Agricultura se responsabiliza pela divulgação do projeto na zona rural; cadastramento dos agricultores interessados; fornecimento do corte de terra; acompanhamento técnico e muitas outras atividades.
O projeto já conta, em 2022, com 35 famílias cadastradas, além de aproximadamente 30 hectares plantados.
Frutificar
Outra iniciativa da pasta da agricultura é o Projeto Frutificar. Este projeto produz e distribui, com os agricultores da zona rural de Campina Grande, mudas frutíferas, incentivando assim a produção de frutas de forma orgânica com intuito de melhorar a segurança alimentar das famílias, gerando trabalho e renda.
São produzidas as seguintes mudas: amora, caju, goiaba, graviola, maracujá, pinha, uva e umbu gigante. Ao longo dos anos de 2021 e 2022 já foram distribuídas 1.350 mudas frutíferas.
Na avaliação do secretário Renato Gadelha, as iniciativas conquistam pleno sucesso, pois são desenvolvidas e exploradas atividades típicas da zona rural de Campina Grande.
Em sua visão, estas ações vão se desenvolver cada vez mais, gerando prosperidade e renda para o homem do campo, conforme tem sido orientado pelo prefeito Bruno Cunha Lima.
Codecom