Representantes da Prefeitura de Campina Grande, ligados à Secretaria de Assistência Social, bem como Secretarias de Educação (Seduc), de Saúde (SMS), Cultura (Secult) e Juventude Esporte e Lazer (Sejel), com o apoio do Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), se reuniram na sede da Semas nesta quinta-feira, 10, para discutir os preparativos sobre a realização da Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, cuja data é celebrada no próximo dia 18 de maio.
Na pauta, a estruturação da programação da campanha que este ano tem como tema: “Chega de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”, a qual será desenvolvida durante todo o mês de maio. As ações serão pontuais, envolvendo um trabalho intersetorial, mas especialmente, reunindo metas que precisam ser estabelecidas e alcançadas, com o objetivo de garantir os direitos da criança e do adolescente.
Parte da programação já estabelecida, contará com um pit stop que será realizado no dia 10 de maio, como parte da 7ª edição da Corrida do Bem, realizada pela Prefeitura, com stand e distribuição de material para a conscientização dos atletas que estarão participando do evento.
Também estão previstas diversas ações dentro dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), e nos Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) ligados à Semas, com os usuários.
Nos dias 14, 15 e 16 de maio, será realizado um Seminário por parte da Universidade Uninassau, abordando diversos crimes praticados contra crianças e adolescentes, onde toda a rede de apoio da Prefeitura, que atua com o tema, foi convidada a participar. A culminância da programação, está prevista para o dia 27 de maio, no Teatro Municipal, com a participação de diversas autoridades no município e outras ligadas à causa da criança e do adolescente, com uma média de público estimado em 500 pessoas. Na oportunidade, serão apresentados os resultados de todas as atividades da campanha realizada ao longo do mês.
Para Paulineto Sarmento, assessor jurídico da Semas e coordenador dos trabalhos, um momento importante para garantir o sucesso da campanha deste ano. “É extremamente necessário essa ampla discussão com antecedência, já que a ideia é realizar um trabalho forte e com resultados positivos, já que a violência e o abuso contra crianças e adolescentes, precisam ser combatidos diariamente. Por isso é necessário uma verdadeira força-tarefa como essa”, disse o coordenador.
Ele afirma ainda, que o resultado da campanha em maio, também servirá como base para mais uma edição da Ação Intersetorial 2025. O evento acontece todos os anos durante o Maior São João do Mundo, no Parque do Povo e distritos, e atua não só, no combate ao abuso e exploração sexual, como também a mendicância, trabalho infantil, vendas e consumo de bebidas alcoólicas, entre outros tipos de violações.
“Em mais uma oportunidade, não mediremos esforços para realizar essas ações referentes ao 18 de Maio, data que reforça a necessidade do combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e que servirá de respaldo para que tenhamos em mais um ano, uma edição da Ação Intersetorial, de forma exitosa e com resultados positivos, no período do São João”, ressaltou o secretário da Semas, Fábio Thoma.
Codecom