Foi dado início à 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, promovida pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). O evento ocorre nesta quinta-feira, dia 10, nos turnos da manhã e da tarde, e continua na sexta-feira, dia 11, quando será encerrado. A conferência reúne representantes de equipes técnicas, da sociedade civil e de organizações sociais.
O objetivo da Conferência, com o tema: “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, é discutir propostas para ampliação de políticas públicas ligadas aos direitos e benefícios socioassistenciais no Município para crianças e adolescentes, pessoas idosas, com deficiência, em situação de rua, entre outros públicos alcançados pela gestão pública no território. Usuários dos serviços também pontuam avanços e desafios. Os resultados da Pré-Conferência, ocorrida na última segunda-feira, 07, também serão ampliadas nesse evento.
Na manhã desta quinta-feira, durante a abertura do evento, a programação contou com uma palestra de Alessandro Tiezzi, conselheiro nacional de Assistência Social, que apresentou dados e reflexões sobre os eixos temáticos das propostas que estão sendo debatidas neste ano, desde a Pré-Conferência e ao longo dos dois dias do evento. Na sexta-feira, as principais propostas serão votadas pelos delegados e encaminhadas para as discussões nas conferências estadual e nacional.
Magna Carvalho, presidente do CMAS, pontuou a importância desses momentos. “Esse espaço é para conferir o que nós precisamos, desejamos e o que a sociedade necessita, nesse contexto de diversidade, para o que possamos trabalhar ainda mais e resistir nesses vinte anos do Sistema Único de Assistência Social”, pontuou.
Ana Cláudia Vital, que esteve na abertura do evento representando o esposo, o senador Veneziano Vital do Rego, parabenizou as equipes de trabalho. “Quem mais precisa sabe da importância do trabalho que vocês realizam, de estarem presente, escutando e ajudando cada usuário dos serviços. Que esses dias de discussões despertem muitas propostas boas para melhorar ainda mais o serviço da assistência social”, disse Ana Claúdia.
“Os resultados gerais pautados na Conferência serão levados para discussões em âmbito estadual e federal nas respectivas conferências dos órgãos competentes do estado e federação, que acontecerão ainda neste ano. Já houve bastante desenvolvimento na assistência social nos últimos anos, mas precisamos avançar cada vez mais”, disse Fabio Thoma, secretário da Semas.
Eixos temáticos
As discussões reunindo usuários e equipes técnicas foram realizadas em grupos de debates voltadas aos seguintes cinco eixos temáticos:
Eixo 1 – Universalização do SUAS: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades;
Eixo 2 – Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização
Profissional;
Eixo 3 – Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção
Social, Segurança de Renda e Inclusão Social no SUAS;
Eixo 4 – Gestão Democrática, Informação no SUAS e Comunicação Transparente;
Eixo 5 – Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS.
Codecom