A 4ª Conferência Municipal de Direitos da Pessoa Idosa está acontecendo nesta quarta-feira, 23, através da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI). O evento ocorre nos turnos da manhã e tarde, reunindo representantes de equipes técnicas e das sociedades civil e organizada.
O objetivo da Conferência, que neste ano traz o tema: ‘Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direito e participação’ é discutir propostas para ampliação de políticas públicas ligadas aos direitos e benefícios das pessoas idosas no Município. Os resultados das discussões das Pré-Conferências, que aconteceram em abril e maio deste ano, também serão ampliadas no evento.
Na manhã desta quarta, o evento contou com palestra ministrada pela geriatra Luciana Maranhão, com o tema: “Envelhecer: um direito para todas as pessoas”. Já a tarde, cinco eixos temáticos serão discutidos para tratar das ampliações das políticas públicas. Eraldo Moura, presidente do CMDPI, pontuou a importância desse momento.
“Estamos muito felizes por todas as conquistas até aqui, mas sabemos que ainda há muitos avanços a serem conquistados. Agradecemos a todos que fizeram parte desta luta e ao apoio da Semas para a promoção desse evento. Depois levaremos essas discussões para as conferências estadual, em setembro, e nacional, em dezembro”, disse Eraldo Moura.
Rosemary Torres, que está à frente da Gerência do Idoso da Semas, pontuou a importância da ação. “Todas as possíveis melhorias que discutimos neste evento e que podem ser realizadas pelo poder público, devem beneficiar as futuras gerações, então esse é um marco para todos nós”, disse a gerente.
“Esse é um momento no qual reafirmamos nosso compromisso com as pessoas idosas, por meio da Prefeitura de Campina Grande, para promover mais cidadania e garantia de direitos aos idosos. Temos muito cuidado com esse público e um carinho especial por cada um que acompanhamos por meio da assistência social”, afirmou Fabio Thoma, secretário da Semas.
Eixos temáticos
Neste ano, as discussões reunindo usuários, equipes técnicas dos órgãos governamentais e representantes das sociedades civil e organizada são realizadas em grupos de debates voltadas aos seguintes cinco eixos temáticos:
Eixo 1 – Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
Eixo 2 – Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;
Eixo 3 – Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;
Eixo 4 – Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;
Eixo 5 – Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.
Codecom