A Prefeitura de Campina Grande, por meio do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande (Cerest/CG), promoverá no período de 26 até 30 de julho a Semana de Prevenção aos Acidentes de Trabalho. O evento será realizado em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e será direcionado aos trabalhadores de materiais recicláveis do Município.

Entre as atividades programadas destacam-se palestra, distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de material educativo, além de um café da manhã que será servido nas Cooperativas, mesmo local onde os catadores se reúnem, diariamente, para fazer a seleção dos materiais.
De acordo com levantamento do Cerest, atualmente existem seis Cooperativas de Materiais Recicláveis regulamentadas em Campina Grande, onde estão cerca de 80 trabalhadores cadastrados.
A ação educativa e de conscientização, segundo a coordenadora do Cerest, Anna Karla Souto Maior, faz parte da programação alusiva ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, celebrado em 27 de julho, como parte integrante do Projeto Pró-Catador, desenvolvido de forma pioneiro pelo Cerest-CG desde 2014. Por meio desse projeto foram oferecidas uma série de atividades aos trabalhadores, a exemplo de um circuito de saúde.
Codecom