A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Coordenadoria do Meio Ambiente, órgão vinculado à Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), iniciou uma programação educativa para celebrar o Dia do Meio Ambiente, que é comemorado nesta segunda-feira, 05 de junho. As atividades começaram no último domingo, 04, e prosseguirão durante toda esta semana com atividades e debates que destacam essa temática e a importância sobre a preservação ambiental.
No domingo, 04, foi realizada uma distribuição de mudas de ipê amarelo, após a missa dominical celebrada na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, por iniciativa do programa Minha Árvore. E na manhã desta segunda-feira, 5 de junho, a comemoração prosseguiu com atividades de educação ambiental para 100 crianças da escolinha de futebol e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – CRAS da Zona Leste (Complexo Plínio Lemos, no Bairro José Pinheiro). As atividades ocorrerão também à tarde, com debates sobre o tema “O endereço do universo, reinos da natureza, cidades e desafios, atitudes inteligentes e sustentáveis”.
Nesta terça-feira, dia 06, a partir de 8h, serão realizadas duas palestras abertas ao público no auditório do Ipsem – Instituto de Previdência dos Servidores Municipais. A primeira abordará a importância da conscientização e da educação para o bem-estar animal, com a coordenadora do Centro de Zoonoses, Aretuza Nascimento. A segunda palestra será sobre o nosso papel no contexto de gestão integrada de Resíduos Sólidos, tema que será apresentado pela professora Dra. Mônica Maria Pereira da Silva.
No dia 07, quarta-feira, haverá o encerramento das atividades com um “Ato de Reverência à Natureza”, que acontecerá no Parque da Criança, onde serão realizadas danças circulares, simbolizando à totalidade do ser humano e a natureza, além de plantio de árvores com crianças e o público em geral.
A coordenadora do Meio Ambiente de Campina Grande, Lilian Arruda Ribeiro, disse que durante toda esta semana também será disponibilizada, na sede da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, localizada na rua Vigolvino Wanderley, 535, bairro Conceição, uma autorização para aquisição de duas mudas arbóreas para as pessoas que desejam plantar em suas residências.
A Semana de Conscientização ao Meio Ambiente foi criada na 1ª Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, realizada em Estocolmo no dia 05 de junho de 1972 e tem como objetivo principal incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural no mundo inteiro.
O secretário Geraldo Nobre Cavalcante (Sesuma), explicou que o objetivo principal da Semana Nacional do Meio Ambiente em Campina Grande é exatamente conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas, sustentabilidade em cidades inteligentes, distribuição e plantio de mudas de árvores, e promover a conscientização da população para o consumo sustentável.
Desde 2013, a Prefeitura de Campina Grande tem seu próprio viveiro onde são produzidas até 100 mudas por dia. Hoje existe, em média, um estoque de 20 mil mudas de 92 espécies à disposição da população. “Campina Grande hoje é uma cidade bem arborizada e já conquistamos prêmios nacionais com o nosso programa Minha Árvore e apelamos, neste Dia do Meio Ambiente, para que a população plante uma árvore”, concluiu Geraldo Nobre.
Codecom