A Prefeitura de Campina Grande, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), lança nesta quarta-feira, 21, a 10ª edição da Ação Intersetorial 2025. O evento acontecerá às 8h, na Vila Sítio São João. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), tem como objetivo combater o Trabalho Infantil e vários outros tipos de violações contra as crianças e adolescentes durante O Maior São João do Mundo 2025. A ação contará com o trabalho de 130 abordadores, ligados à Semas e demais secretarias envolvidas, que atuarão no Parque do Povo e no distrito de Galante.
O lançamento contará com a presença de autoridades ligadas à Prefeitura e ao MPT, a exemplo do procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos, que participa da ação pela primeira vez, além de representantes de entidades e instituições parceiras que trabalham com este tema.
Equipes da Ação Intersetorial (arquivo)
O evento terá ainda a apresentação de crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que funciona em alguns Centros de Referência em Assistência Social (Cras), da Semas.
José de Lima Ramos Pereira – Procurador-Geral do Trabalho
Neste ano, o MPT fará homenagens para artistas que são parceiros da causa da criança e do adolescente. Entre esses artistas estão os cantores Flávio José, Santana, Wesley Safadão, Juliete Freire, Fabiano Guimarães, Capilé, Amazan, Luan Estilizado, Ton Oliveira, Chico César e Elba Ramalho. Também serão homenageados o humorista Lucas Veloso e a poetisa, Anne Karolynne, que fará uma apresentação de cordel de sua autoria sobre a campanha #ChegaDeTrabalhoInfantil. As participações serão presenciais e online.
Desde o início deste ano, equipes da Assistência Social e das Secretarias de Saúde, Cultura (Secult), Educação (Seduc), Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), além de Conselho Tutelar, participaram de reuniões para discutir os detalhes e ajustes da campanha, bem como das capacitações para abordadores e coordenadores que estarão à frente dos trabalhos este ano.
“Estamos confiantes em todo o trabalho que estamos executando junto aos atores envolvidos no trabalho de proteção à criança e ao adolescente, especialmente no período junino, onde recebemos milhares de turistas na cidade. Toda essa movimentação requer um olhar mais criterioso das nossas equipes, através da Prefeitura, onde o maior objetivo é preservar os direitos do público infanto-juvenil”, ressaltou o coordenador geral da Ação Intersetorial, Paulineto Sarmento.
Para o secretário, Fábio Thoma (Semas), é mais um momento para dar as mãos e, sobretudo, apostar no trabalho realizado pela Prefeitura, de forma intersetorial, com a parceria importante do Ministério Público do Trabalho e da Vara da Infância e Juventude. “É mais uma edição que nos reunimos em benefício de uma causa justa e urgente, que é o Combate ao Trabalho Infantil e sobretudo ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, como os demais tipos de violações as quais elas podem estar expostas”, declarou.
“Em 2025, o Ministério Público do Trabalho da Paraíba completa 40 anos de existência, dos quais 20 anos de atividades em Campina Grande, atuando na defesa dos direitos sociais trabalhistas e aproximando a população paraibana do MPT. Por isso, convidamos as entidades parceiras, ONGs, instituições, associações, sindicatos, universidades e a sociedade civil organizada para participar desse momento de celebração e conquistas”, ressaltou o procurador-chefe do MPT na Paraíba, Rogério Sitônio Wanderley.
Codecom