A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), entregou na tarde desta quinta-feira, 11 de dezembro, o consultório oftalmológico móvel que vai reforçar o atendimento do programa Olhar Campina. A unidade foi montada em uma van com equipamentos modernos e tecnológicos. A cerimônia ocorreu na Escola Ceai Doutor João Pereira de Assis, no bairro do Catolé.
Com a chegada da van, totalmente equipada, transformada em um consultório móvel completo, o programa ganha mais mobilidade, agilidade e capacidade de atendimento, ampliando o cuidado com a saúde ocular dos quase 40 mil estudantes da rede.
O prefeito Bruno Cunha Lima destacou que a nova estrutura vai fortalecer o rastreamento e o diagnóstico precoce de problemas de visão entre os estudantes.
“A van é, na verdade, um consultório móvel para que a gente possa fazer esse rastreio, a identificação dos alunos que têm problema oftalmológico, conversando com a parte pedagógica e entendendo com os professores aqueles alunos que têm apresentado alguma dificuldade, têm apresentado dor de cabeça, têm apresentado sintomas e características de quem está com um problema de visão. A partir desse rastreio prévio, a gente leva a van. Antes, a gente levava os equipamentos, fazia outras parcerias. Agora a gente vai levar o próprio consultório do Olhar Campina, inteiramente nova, 100% adquirida, com recursos próprios do município, com recursos da educação, investindo também na saúde oftalmológica dos nossos estudantes e garantindo óculos novos e modernos para a gente não só enxergar o futuro, mas para a gente fazer um futuro melhor”, disse.
O secretário de Educação, Asfora Neto, reforçou que esta é mais uma ampliação significativa do atendimento oferecido pelo município.
“A educação de Campina Grande está ganhando, a partir de hoje, uma unidade oftalmológica móvel que irá percorrer todas as escolas e creches públicas municipais, fazendo exame de vistas nos nossos estudantes, nas nossas crianças, e uma vez detectada essa necessidade, por exemplo, de um óculos, esse óculos será providenciado pela Secretaria de Educação. É mais um passo importante dentro do projeto Olhar Campina, que existe desde 2021 e que agora ganha esse grande reforço, para acelerar ainda mais esse processo e beneficiar quase 40 mil matriculados da nossa rede pública municipal”, finalizou.
Unidade Móvel
A unidade, do tipo furgão customizado, foi adaptada conforme as normas sanitárias e de segurança e conta com equipamentos modernos e devidamente registrados na ANVISA, garantindo qualidade e precisão nos atendimentos. Entre os itens instalados, estão cadeira oftalmológica com pedal, coluna com luminária e braço pantográfico, lâmpada de fenda com três aumentos e ajuste de dioptria, além de auto refrator e equipamento de prescrição em bancada.
O interior do veículo foi projetado para oferecer conforto e funcionalidade, com mesa e bancada rebatíveis, cadeiras giratórias, armário aéreo com chave, dispenser para álcool em gel, sistema de ar-condicionado com filtro de ar e pintura térmica no teto, proporcionando um ambiente seguro, higienizado e eficiente.
Olhar Campina
O Olhar Campina foi iniciado em novembro de 2021 e, desde então, já realizou 4.439 exames oftalmológicos em 82 unidades escolares, além de promover a entrega de mais de mil óculos prescritos a estudantes da rede municipal. Entre essas unidades, 11 escolas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também foram contempladas, somando 216 exames e 216 óculos entregues.
Com a nova unidade, os atendimentos poderão ser realizados diretamente nas escolas, facilitando o acesso de estudantes que têm dificuldade de se deslocar até clínicas especializadas. O objetivo é ampliar o alcance do programa “Olhar Campina” e garantir mais qualidade de vida aos estudantes por meio do cuidado com a visão.
Codecom







