Prefeitura de Campina Grande entrega mais de 2 mil uniformes aos estudantes do projeto “Capoeira nas Escolas”

Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Educação (Seduc), realizou na manhã desta quinta-feira, 11, a entrega de novos uniformes para os estudantes que participam do projeto “Capoeira nas Escolas”. Ao todo foram entregues 2.120 kits, que serão distribuídos nas Escolas da Rede Municipal.

O evento aconteceu no antigo Clube da Bolsa, prédio anexo da Seduc, ocasião em que estiveram presentes os gestores das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.

Na abertura do evento, o grupo de instrutores do “Capoeira nas Escolas” realizou uma apresentação técnica do projeto e da programação em alusão à comemoração pelos 15 anos da iniciativa.

O secretário municipal de Educação, Raymundo Asfora Neto, apontou a capoeira como um instrumento de auxílio no combate à evasão escolar. Asfora destacou, ainda, que Campina Grande é um modelo em inserção de aulas de capoeira na Rede.

“A capoeira é uma ferramenta fundamental que nos ajuda a evitar a evasão escolar. E vale salientar que Campina Grande é a única cidade do Brasil que tem, em toda a rede de ensino, aulas de capoeira. Algo que nós valorizamos demais”, pontuou o secretário.

O professor Rosemberg Alves Pequeno, presidente da União dos Capoeiras do Planalto da Borborema (UCPB) e coordenador do projeto, referenciou a iniciativa como um estímulo para a educação.

“O maior ganho que nós temos, a partir do projeto, é a disciplina dos nossos estudantes. A capoeira impacta na diminuição da violência e melhoria do ambiente escolar”, pontuou o professor.

O projeto

A iniciativa teve início em 2007 e é fruto de uma parceria entre a Seduc e a União dos Capoeiras do Planalto da Borborema (UCPB), em cumprimento à lei 10.639/2003. Em 2010, o projeto passou a ter o apoio efetivo do Instituto Alpargatas.

Ao todo, já foram beneficiados mais de 90 mil estudantes. Atualmente, seis mil estudantes da Rede Municipal participam do projeto, que possui cobertura em 100% das unidades escolares.

Codecom

Compartilhar