A Prefeitura de Campina Grande realizou, nesta quinta-feira (27), a entrega do título “Bebê Prefeito”, como parte da programação da XV Semana do Bebê. O momento aconteceu no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) e celebrou o nascimento do pequeno Ravi, escolhido simbolicamente para representar todas as crianças do município e reforçar o compromisso com a garantia dos direitos na primeira infância.
A iniciativa entrega o título de Bebê Prefeito à primeira criança que nasce no Município após a abertura da Semana do Bebê e que atenda os critérios sugeridos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), entre eles a realização de pelo menos sete consultas de pré-natal pela mãe, o registro da criança ainda na maternidade e, preferencialmente, o parto normal e o aleitamento materno. A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social voltada a assegurar a atenção adequada às crianças de até seis anos e tornar a sobrevivência e o desenvolvimento infantil prioridades na agenda dos municípios.
Em Campina Grande, o nascimento de Ravi também simboliza a importância da atuação integrada da rede pública. Filho de Sonaly, mulher em situação de vulnerabilidade social que foi acompanhada durante toda a gestação pelos serviços da Secretaria Municipal de Saúde, com atendimento envolvendo diferentes áreas da rede, entre elas o Consultório na Rua, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Saúde Bucal e Atenção Primária à Saúde, além do atendimento no ISEA durante o parto e o puerpério, com o contato pele a pele logo nos primeiros momentos da vida do bebê e o incentivo ao aleitamento materno. Antes mesmo da gestação, ela era acompanhada pela Secretaria de Assistência Social do Município.
“Sonaly foi atendida pela Assistência Social, pelo Conselho Tutelar, pelo Conselho de Direitos, ainda quando era menor de idade. E, hoje, é uma vitória para a gente saber que ela, ao engravidar, quis ser mãe, quis continuar com essa gestação e fez da forma mais correta possível, dentro de todas as normativas que a saúde prega para um parto humanizado e um parto bem feito. Fez todo o pré-natal. Fez o pré-natal odontológico, que é muito raro também. E o parto foi normal. Todos esses requisitos são necessários para que a criança que nasce durante a Semana do Bebê seja o Bebê Prefeito. E essa simbologia que carrega o Bebê Prefeito é para demonstrar que a saúde, a educação, a assistência social, o esporte-lazer, cultura, todos têm seus requisitos preenchidos e válidos dentro da sociedade de Campina Grande”, detalhou Paulineto Sarmento, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e chefe de gabinete da Secretaria de Assistência Social.
Durante a solenidade, a coordenadora de Atenção à Saúde da Criança, Adolescente e Jovem da Secretaria Municipal de Saúde, Geuma Marques, destacou que a chegada do Bebê Prefeito representa a união das diferentes políticas públicas em torno da primeira infância. A trajetória de acompanhamento de Sonaly durante a gestação reforça, na prática, a proposta de atuação intersetorial defendida pelo UNICEF para a primeira infância, com a articulação de diferentes serviços para garantir o acesso de gestantes, mães e crianças às políticas públicas e aos cuidados necessários.
“É uma grande satisfação e um compromisso que nós estamos assinando para que essa rede de apoio ampliada consiga assegurar os direitos de nosso pequeno Ravi na nossa cidade. Pela saúde, pela assistência social, pela educação, porque nascer em Campina Grande é um privilégio das nossas crianças”, destacou.
A secretária executiva de Educação e articuladora do Selo UNICEF no Município, Socorro Siqueira, ressaltou que a realização da Semana do Bebê e a solenidade do Bebê Prefeito demonstram a prioridade dada pela gestão às políticas voltadas à primeira infância. “É com muita alegria que estamos aqui hoje, na XV Semana do Bebê, celebrando o nascimento do nosso Bebê Prefeito. Enquanto Selo UNICEF, a gente fica feliz, porque aqui em Campina Grande a gestão tem uma agenda que defende a primeira infância e que se preocupa com cada menino e com cada menina que nasce aqui no nosso município”, ressaltou.
O diretor administrativo do ISEA, Ítalo Cunha, destacou que o recém-nascido e a mãe já receberam alta. “O bebê Ravi nasceu na última terça-feira, 25 de agosto, e teve todos os cuidados necessários para que pudesse já ter alta com sua mamãe hoje. Quando a gente cuida dos nossos bebês, a gente prepara o futuro, para que a nossa cidade seja cada vez melhor”, disse.
A solenidade do Bebê Prefeito integra a programação da XV Semana do Bebê, que tem como tema “O Começo da Vida que Renova o Tempo” e vem sendo realizada desde segunda-feira (24), com ações intersetoriais voltadas à primeira infância e à integração entre gerações. A programação é promovida pela Prefeitura de Campina Grande, por meio das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Educação, Cultura, Esporte, Juventude e Lazer, e será encerrada nesta sexta-feira (28), com um encontro intergeracional no Centro de Convivência do Idoso, reunindo crianças, pessoas idosas, famílias e autoridades.
Codecom








