Os jovens com idades entre 15 a 29 anos com interesse em profissionalização na área de tecnologia vão encontrar oportunidades no Projeto Espaço 4.0, que está funcionando no Parque da Criança. Estão sendo oferecidos três cursos: mantenedor e reparador de microcomputadores; mantenedor e reparador de dispositivos móveis e prototipagem e impressão 3D. São oferecidas 72 vagas e as aulas acontecerão nos três turnos, com oito alunos por turma.
Para participar o interessado precisa ter o Ensino Fundamental completo, idade entre 15 e 29 anos e renda per capita inferior a 1,5 salário mínimo.
Os cursos do Espaço 4.0 são oferecidos pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Sejel), em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) do Governo Federal. O programa apresenta uma proposta de inclusão digital, de capacitação profissional e de geração de renda. As inscrições podem ser realizadas pelo link https://forms.gle/2XMKq8YJeppJ3qXT6.
O professor do curso de manutenção em computadores, Clisberto Carneiro, disse que o aluno que concluir o curso sairá conhecendo toda a estrutura de um computador. Ele estará apto a fazer a formatação, bem como a montagem, a desmontagem e o reparo.
O estudante de Sistema de Informação, Jorge Lucas Souto Neves, está entusiasmado com essa oportunidade e disse que tem muito interesse pela área tecnológica e quando soube do curso, de imediato, se matriculou. Segundo ele, o curso vai agregar na sua parte profissional e despertar novos conhecimentos e oportunidades.
O coordenador do Espaço 4.0, Eduardo Lima, ressaltou que a proposta do espaço é despertar o jovem para o mundo tecnológico, oferecendo a capacitação e oportunidade para o mercado de trabalho. Eduardo informou, que duas turmas foram iniciadas na última segunda-feira, 28, no curso de manutenção em computadores e dispositivos móveis, mas, ainda há vagas para prototipagem em impressora 3D.
O secretário de Esportes do Município, Ronaldo Neto, disse que o Espaço 4.0 e o Pequeninos Teens estão dentro das ações que visam fortalecer o eixo da Juventude da Sejel, buscando oferecer para esse público oportunidades de pertencimento e de inclusão no mercado de trabalho, gerando renda e emancipação.
“Nesta missão, que me foi confiada pelo prefeito Bruno, foi solicitada uma atenção especial com a juventude. Isto não quer dizer que vamos esquecer o esporte e o lazer, pelo contrário, todos os eixos estão sendo fortalecidos. Basta dizer que as ações da Secretaria de Esportes cresceram 66% nos primeiros meses de 2025, comparadas com o mesmo período do ano anterior”, declarou Ronaldo Neto.
Codecom