A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) está concluindo os preparativos para a 9ª Ação Intersetorial de Combate ao Abuso e Exploração do Trabalho Infantil, para o início d’O Maior São João do Mundo, no Parque do Povo, que tem início nesta quarta-feira, 29. Os últimos ajustes incluem a apresentação do Espaço de Proteção à Criança e ao Adolescente, que ocorreu nessa terça-feira, 28, a representantes da Vara da Infância e Juventude e Ministério Público do Trabalho (MPT).
A apresentação do novo espaço, que vai funcionar no Centro da Jovem, ao lado do Parque do Povo, foi realizada pela primeira-dama do Município, Juliana Figueiredo Cunha Lima, o secretário da Semas, Fábio Thoma, e equipe técnica da pasta, além da diretora Técnico Pedagógico da Secretaria de Educação (Seduc), Vera Passos. O Espaço foi apresentado ao Juiz Perilo Lucena, titular da Vara da Infância e Juventude; além do Procurador Marcos Almeida, do MPT.
A primeira-dama destacou que este ano o novo espaço foi organizado da melhor forma para o acolhimento das crianças vítimas de violações. “Aqui nós vamos ter um espaço para soneca, material de higiene, protetores auditivos, material lúdico. A sala é climatizada e ainda teremos um painel para que todos que passarem por aqui deixem uma mensagem de amor para esse público”, disse Juliana.
“A Prefeitura está de parabéns porque a gente vê esse Espaço de Proteção à Criança e Adolescente como uma política pública de muita relevância. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, o encaminhamento para os pais e responsáveis é a primeira medida de proteção, e estamos vendo as primeiras estratégias para isso sendo postas em prática, e isso é digno de aplausos”, contou o juiz da Vara da Infância e Juventude, Perilo Lucena.
O secretário da Semas, Fábio Thoma, falou sobre a importância do trabalho. “Temos um espaço pensado para trazer essas crianças em situação de violações e vulnerabilidade até que os pais sejam identificados para buscá-las, e que as medidas cabíveis sejam tomadas em relação à casos mais graves, como abuso sexual. São cerca de 100 pessoas atuando na Ação para combater esses casos”, disse o secretário.
Demais preparativos
Ainda na terça-feira (28), ocorreu a primeira etapa da adesivagem de cartazes com incentivo à denúncias dentro do Parque do Povo e imediações, através de equipes da Semas. Outros ajustes ainda continuam na tarde desta quarta-feira, em mais uma reunião com os abordadores que irão atuar no Parque do Povo e distritos, no período junino.
Codecom