A Prefeitura de Campina Grande realizou um balanço positivo das vacinações destinadas para a população que procurou uma das unidades dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) do Município. A ação, que foi iniciada no dia 16 de julho e acontece de forma conjunta entre as Secretarias Municipais de Saúde e da Assistência Social (Semas), segue até 06 de agosto, beneficiando centenas de pessoas dos bairros e distritos do Município.
Até esta sexta-feira, 25, o cronograma de vacinação já alcançou públicos nos Cras Palmeira, Liberdade, Malvinas e no distrito de Galante. A sequência da ação nos Cras, por bairro e distrito, se dará no próximo dia 29 de julho, em Bodocongó; 30 de julho em São José da Mata e 31 de julho no Glória. Dia 01 de agosto no bairro Três Irmãs e finalizando em 06 de agosto no Cras Borborema.
As vacinas são administradas de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde para cada idade. Estão sendo aplicadas doses da Pentavalente, Rotavírus, Pneumocócica 10, Meningocócica C e ACWY, VIP, Febre Amarela, Triplice viral, Covid-19, Influenza, Hepatite B, Hepatite A, HPV, difteria e tétano (dT) e coqueluche (dTpa).
Roselia Rodrigues (79 anos) usou o serviço com a neta e a bisneta. Ela elogiou a ação. “Eu procurei o Cras Malvinas para tomar a vacina contra a gripe e acabei tomando duas vacinas a mais que também estavam disponíveis. Uma delas foi a tétano. Então, saio daqui mais prevenida do que imaginava”, disse.
José Inácio (56 anos), também tomou vacina no Cras Malvinas e falou sobre a importância dessa ação. “Quando o serviço está mais perto da comunidade e podemos evitar as filas nos Postos de Saúde, facilita muito nosso dia a dia. Então, a Prefeitura de Campina Grande está de parabéns por essa iniciativa”, afirmou.
De acordo com o secretário Fabio Thoma (Semas), o balanço é positivo, uma vez que a comunidade está aderindo e comemorando a ação. “Essa vacinação, em parceria da Semas e Secretaria de Saúde, alcança não só o público usuário dos Cras, mas também toda a comunidade próxima a essas unidades, facilitando ainda mais o acesso dessas pessoas à prevenção de várias doenças”, concluiu o gestor.
Codecom