Poderia ser um presente de Natal, já que a Ala começou a funcionar nesta sexta-feira, 23, antevéspera de Natal. A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou a reforma completa da Ala Canguru do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA).
A ala passou por revitalização nas partes hidráulica e elétrica, ganhou novos banheiros, espaço para os funcionários, copa, reforma do posto de enfermagem, climatização com aparelhos de ar-condicionado, iluminação adequada, espaço aberto ao ar livre e as camas e berços dos dez leitos foram substituídos por novos equipamentos.
A Ala Canguru completou dez anos em 2022 e é a primeira grande reforma do local. O serviço oferece internação para recém-nascidos que ainda estão em tratamento na maternidade de forma humanizada com o contato com as mães pele a pele. As puérperas podem ficar ao lado dos filhos enquanto eles ainda estão em observação.
“Isto acelera o tratamento, melhora a condição dos bebês e dá mais segurança para as mães que podem ficar juntas de seus filhos. Essa reforma vai dar mais bem-estar às mães e às crianças”, disse a enfermeira Mércia Cordeiro. A Ala Canguru está ligada à Rede de Atenção Materna e Infantil, do Ministério da Saúde.
Reestruturação do ISEA – A maternidade vem passando por uma reestruturação na gestão do prefeito Bruno Cunha Lima. Além da Ala Canguru, também houve a abertura de uma UTI Semi-intensiva com dez leitos e a reforma do Berçário Intermediário. Durante a pandemia, também foi aberta a Ala UNIDOS. Atualmente estão sendo feitas as reformas do centro cirúrgico e do Centro de Parto Normal Mãe Isabel (CPN).
Codecom