Procedimentos são direcionados para o tratamento da doença venosa, principalmente das varizes
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Saúde, abriu mais um novo serviço para realizar atendimento especializado em pacientes com problemas vasculares, um antigo vazio assistencial no município. O serviço vascular com atendimento de angiologistas e exames específicos começou a funcionar no Hospital Municipal Dr. Edgley, localizado no bairro de José Pinheiro.

Os atendimentos ambulatoriais são realizados às segundas e quartas-feiras. O serviço é direcionado para o tratamento da doença venosa, principalmente as varizes. São oferecidas consultas com o especialista, a realização do exame doppler (ultrassom) e o tratamento não estético de varizes.
A equipe é formada por quatro médicos vasculares, possui capacidade de atendimento mensal de 60 pacientes e a realização de aproximadamente 100 exames, incluindo doppler venoso, arterial e de carótidas. Os pacientes são tratados no próprio hospital, com a metodologia de espuma. Além disso, após a conclusão da reforma do centro cirúrgico do Hospital Dr. Edgley, serão realizadas as cirurgias de varizes na unidade hospitalar.

O atendimento é realizado através de agendamento, por meio do Sistema de Regulação (SISREG). Ou seja, o paciente procura o médico da sua Unidade Básica de Saúde para uma avaliação, depois é encaminhado para o angiologista do Hospital Dr. Edgley. A marcação é realizada na própria UBS.
Para os pacientes que já tinham o pedido de realização de exame doppler aguardando a marcação, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando contato telefônico e convocando as pessoas para realizarem o procedimento. A ideia é zerar a demanda reprimida (fila de espera) ainda no primeiro semestre deste ano.
A Secretaria de Saúde de Campina Grande também avançou na assistência a pacientes com isquemias críticas, geralmente causadas pelo chamado pé diabético. Antes, os pacientes precisavam ser deslocados para realizarem a cirurgia em João Pessoa. Agora, os pacientes com isquemia crítica podem procurar uma das duas Unidades de Pronto Atendimento (Dinamérica e Alto Branco) e são encaminhados para fazer o procedimento cirúrgico com angiologista no Hospital João XXIII.
Codecom