Prefeitura de Campina Grande inaugura academia popular no Centro Municipal de Convivência do Idoso

Equipamento recebeu o nome da coordenadora do CMCI, Gilma Souto Maior Nunes

Na manhã desta quinta, 18, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), através da Gerência da Pessoa Idosa, realizou inauguração oficial do “Espaço Gilma Souto Maior Nunes”, onde está funcionando uma academia popular para os usuários do Centro Municipal de Convivência do Idoso, nos Cuités. Na ocasião, foi feito o descerramento da placa em homenagem a coordenadora e a entrega de uma mini placa, para que ela possa guardar como lembrança desse momento especial, além da entrega de flores, por parte dos colaboradores e usuários do serviço.

A ação contou com a presença do Secretário da Semas Valker Neves, que ressaltou a importância do equipamento na melhoria da qualidade de vida dos idosos que frequentam a Unidade e enalteceu a homenagem prestada à coordenadora do serviço. “Não podemos esquecer de reconhecer de maneira especial, o modo como todos que trabalham com a causa da pessoa idosa se dedicam. Em especial, os nossos agradecimentos a Gilma Souto Maior, que dedicou toda uma vida à esse trabalho, desde a fundação do Centro, há 19 anos até hoje”, ressaltou o secretário.

A implantação da academia popular no CMCI, por parte da Prefeitura, foi realizada à cerca de 1 ano, por meio da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Sejel), e tem proporcionado muito benefícios para a saúde dos idosos. A inauguração oficial, só foi viabilizada na manhã desta quinta-feira, junto com a homenagem à coordenadora.

Rosemary Guimarães, Gerente da Pessoa Idosa no município, destacou que a “valorização do trabalho desenvolvido no local, principalmente a partir da dedicação da coordenadora. É um reconhecimento importante por parte das autoridades e usuários que utilizam os serviços, que tem feito toda a diferença na vida desse público”, ressaltou a gerente.

Gilma Souto Maior, agradeceu todas as homenagens e destacou que foram momentos de muita emoção. “O trabalho com a pessoa idosa é algo que eu amo e tenho muito carinho. Ao longo dessa jornada, cada vez mais sinto orgulho em realizá-lo e hoje estamos desfrutando de várias conquistas de pessoas que lutam por essa causa, e isso é o que mais importa, sigamos juntos nessa jornada”, disse a coordenadora do CMCI.

Presentes ao evento, os filhos de Gilma Souto Maior, Yuri Saladino Souto Maior, professor e historiador e Helen Lucy, odontóloga, ficaram emocionados com as homenagens à mãe. “Foi maravilhoso, uma honra em participar dessa homenagem. “Minha mãe é um modelo em minha vida, ver ela sendo homenageada foi a melhor coisa que pudemos vivenciar, ela acredita na causa dos idosos e toma isso como algo que faz parte da vida dela. Desde pequeno, acompanhei toda essa trajetória e esse crescimento, que nos enche de orgulho. Agradeço também a Prefeitura por tudo”, disse Yuri Saladino.

Dias dos Pais

Na oportunidade, também foi realizada uma rápida solenidade em alusão ao Dia dos Pais, comemorado no último domingo, 14/08, com a apresentação de poesias, declamadas por dois usuários do serviço e uma palestra, ministrada pelo psicólogo Sérgio Máximo, que atua no CMCI, falando sobre a importância dos Pais na vida dos filhos. Também houve a apresentação da Banda de Pífanos e do grupo de dança Xaxado.

Estiveram presentes na solenidade, Rosamélia Vitorino, coordenadora da Rede de Proteção da Pessoa Idosa; Eraldo Moura, Presidente do Conselho Municipal do Idoso e Romualdo Figueiredo, Presidente da Associação dos Aposentados, Idosos e Pensionistas de Campina Grande.

Serviço

Desde 2020, o trabalho do CMCI tem sido voltado ao fortalecimento dos vínculos familiares e sociais e na intergeracionalidade, contando com uma equipe multidisciplinar, atendimentos e atividades de lazer, tendo atualmente mais de 300 idosos cadastrados e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h ás 12h, nos Cuités.

Codecom

Compartilhar