Prefeitura de Campina Grande inicia Campanha de vacinação contra a poliomielite nesta segunda-feira

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande inicia nesta segunda-feira, 8, a campanha de imunização contra a poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil. A vacina será ofertada em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Saúde, em creches, escolas e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), entre outros locais.

A vacina contra a poliomielite é aplicada na rotina em crianças aos 2, 4 e 6 meses de idade com a vacina VIP (Vacina Poliomielite Inativada) com esquema de 3 doses, observando-se o intervalo 60 dias, entre as doses, tendo como intervalo mínimo 30 dias entre elas. Caso a criança não tenha esse esquema vacinal completo, ele é complementado com as doses de VIP que faltam.

Para crianças de 1 até 4 anos são recomendadas duas doses de reforço, aos 15 meses e aos 4 anos de idade, com a vacina VOP (Vacina Oral Poliomielite). Caso a criança esteja na faixa etária entre 01 e 04 anos de idade e já tenha esse esquema vacinal completo, recebe mais uma dose  indiscriminadamente, a dose D da campanha. 

O objetivo é imunizar 95% das crianças nessa faixa etária, que são quase 30 mil pessoas em Campina Grande. “As coberturas dos anos anteriores está baixíssima e há risco elevado de retorno da poliomielite no Brasil e a finalidade da campanha é proteger a população para não haver um recrudescimento da poliomielite, que já é considerada erradicada, mas que vêm ressurgindo em outros países”, disse a gerente de atenção básica, Samira Luna. 

O dia D será em 20 de agosto e a campanha segue até 9 de setembro, inicialmente. Nesta segunda-feira, 08, a creche que recebe a vacinação é a Elza Almeida, no Monte Santo. 

Codecom

Compartilhar