A Prefeitura de Campina Grande realizou a primeira capacitação referente à 10ª edição da Ação Intersetorial de Combate ao Abuso e Exploração do Trabalho Infantil n’O Maior São João do Mundo. O treinamento, que aconteceu na manhã desta terça-feira, 13, no auditório da Vara da Infância e Juventude do Município, reuniu equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que está à frente da atividade, além de representantes de vários órgãos que integram a ação.
Na oportunidade, foram discutidas estratégias para atuação das equipes no Parque do Povo e Distrito de Galante, na conjuntura de aspectos familiar, infanto-juvenil, social, psicológico, cognitivo, de bem-estar, entre outros que envolvem o público abordado nos locais de festas, caso haja suspeita de trabalho infantil. Também foram repassadas informações para as equipes em geral, a fim de melhorar a organização e esclarecer dúvidas de todos os envolvidos. As equipes ainda foram vacinadas contra a gripe, como forma de prevenção durante os trabalhos.
Uma segunda capacitação está prevista para acontecer no dia 28 de maio, em local a ser definido, e será voltada apenas para os abordadores que estarão atuando nas festas. Esta primeira capacitação incluiu todos os profissionais envolvidos, desde equipes de apoio até as equipes técnicas das secretarias de Cultura (Secult), Saúde (SMS), Educação (Seduc), Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Centro Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), Vara da Infância e Conselho Municipal de Direitos e Defesa das Crianças e Adolescentes (CMDDCA).
Conforme Paulineto Sarmento, coordenador da Ação Intersetorial, o balanço desta capacitação foi positivo. “O foco principal foi de que as equipes entendessem que devemos fazer um trabalho mais humanizado e que não temos poder de polícia, mas sim de orientação, para que passemos por um São João tranquilo e as crianças possam ter acesso à essa cultura de forma correta e com dignidade”, contou o coordenador.
De acordo com o secretário da Semas, Fabio Thoma, esse momento é muito importante para o desenvolvimento das equipes. “Sempre buscamos progredir e melhorar o sucesso das atividades, como foi a Ação Intersetorial do ano passado, com o diferencial do espaço lúdico para acolher as crianças no Parque do Povo. Nos baseando nos acertos e erros de anos anteriores, conseguimos identificar e repassar as melhorias para os trabalhos nesta edição, as capacitações são resultado disso”, disse o secretário.
Codecom