Prefeitura de Campina Grande inicia cirurgias odontológicas de pessoas com deficiência no Hospital Dr. Edgley

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande iniciou mais um importante serviço de saúde bucal no Município. Após a reconstrução do centro cirúrgico do Hospital Municipal Dr. Edgley Maciel, voltaram a ser realizadas nesta segunda-feira, 15, as cirurgias odontológicas de pacientes com deficiência ou transtornos psicológicos.

“Os procedimentos odontológicos, em alguns destes pacientes, precisam ser realizados em ambiente hospitalar, dentro de centro cirúrgico, pois os mesmos necessitam de sedação, cirurgia geral, já que não são pacientes colaborativos”, explicou o coordenador do programa de saúde bucal do Município, o cirurgião bucomaxilo Tony Peixoto.

A primeira cirurgia aconteceu nesta segunda-feira, 15, com um paciente de 43 anos de idade que vive em uma Residência Terapêutica da Secretaria Municipal de Saúde. Ele precisou retirar um cisto e fazer extrações. “Ele é um paciente que tudo o que vê no chão coloca na boca, o que provocou esse problema de saúde bucal. Para fazer esse trabalho, tem que fazer sedação geral porque ele surta na hora se não tiver anestesiado”, disse o cuidador, Alex Christian.

Fluxo de atendimento – Os procedimentos serão realizados às segundas-feiras, no período da tarde. Para as famílias de pacientes que precisam passar por procedimento odontológico e necessitam da anestesia geral, a orientação é buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde.

Caso o profissional da Atenção Primária não possa realizar o procedimento na unidade, ele encaminhará para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que é um serviço de procedimentos mais avançados. Se, ainda assim, não for possível realizar a intervenção no CEO, o dentista encaminhará para o Hospital Municipal Dr. Edgley, que trata a média e alta complexidade.

Melhorias na saúde bucal – O novo serviço faz parte de um pacote de melhorias que vem sendo desenvolvido para a odontologia em Campina Grande. A Prefeitura reestruturou o Centro de Especialidades Odontológicas da Policlínica do Catolé, que começou a funcionar nesta semana, criou uma central de dispensação de insumos odontológicos, investindo mais de R$ 1 milhão em medicamentos e equipamentos, e vai inaugurar o CEO da Zona Sul, no Bairro das Cidades.

Além disso, o prefeito Bruno Cunha Lima elaborou com sua equipe um Plano Municipal de Saúde Bucal, que visa expandir os consultórios e gabinetes odontológicos para todas as Unidades Básicas de Saúde. Outro avanço que haverá em breve será o retorno do carro de saúde bucal itinerante para atender populações da zona rural.

Codecom

Compartilhar