Os alunos do curso de Psicologia da Unifacisa iniciaram nesta segunda-feira, 06, atividades de estágio nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Campina Grande, começando pela unidade do Aluizio Campos. O estágio consolida a parceria entre a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e a instituição, com o objetivo de proporcionar aos estudantes vivências práticas em atendimentos psicológicos a grupos de mulheres, idosos, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Os estagiários, recebidos no Cras Aluízio Campos, iniciaram uma escuta conjunta com o grupo de mulheres da unidade e realizaram atividades recreativas com os filhos delas.
Nesta terça-feira, 07, às 15h, será a vez do Cras Liberdade ser alcançado com outras equipes de estudantes. E na quarta-feira, 09, às 14h, grupos de convivência do Cras Borborema serão contemplados.
A cada oito dias, os estudantes atenderão revezando entre escutas conjuntas e individuais, proporcionando também uma abordagem personalizada aos usuários.
Talyta Ferreira está no quarto período de psicologia e falou sobre a oportunidade do primeiro estágio. “A gente vai fazer trabalhos no coletivo, para percebermos a conexão entre a comunidade e a rede de apoio que essas pessoas têm. Eu gosto dessa ideia de trabalhar com o social e esses momentos de intervenção em grupos nos dá um contexto para a intervenção individual”, disse.
A preceptora de estágio, Karoline Paes, da Unifacisa, enfatizou a importância desses momentos. “A gente abre espaço para que essas pessoas se expressem sobre o que estão passando, para que possam ser ajudadas. Essa abertura de estágios, para ambos os grupos, é muito enriquecedora, tanto para a comunidade quanto para os alunos, já que eles estão em experiência de formação”, afirmou.
Para Katiuska Araújo, usuária que faz parte do grupo de mulheres do Aluízio Campos, a parceria é fundamental. “Eu gostei como um todo, é bom para nosso físico e emocional. Eu entendo que a gente aprende muito também, não só os estudantes. Todos os dias que nós estivermos aqui vai ser bastante benéfico, porque vamos levar os ensinamentos para casa e a vida”, destacou.
O secretário de Assistência Social, Fabio Thoma, ressaltou a relevância da parceria para o fortalecimento dos serviços da Semas. “Este é um momento significativo. O apoio dos estudantes de psicologia é fundamental para o aprimoramento de nossas ações de assistência e para garantir um atendimento mais humanizado a nossa população. Agradecemos a Unifacisa pela parceria”, frisou.
Codecom