Começou nesta segunda-feira (8), no espaço do Sine Municipal localizado no Shopping Partage, o Feirão PCD (Pessoas com Deficiência). O evento é promovido pela Prefeitura e faz parte do projeto Sine Conecta +, que oferece oportunidades de trabalho e orientação para quem deseja ingressar ou retornar ao mercado de trabalho.
Todas as atividades serão mantidas até a próxima sexta-feira, 12, das 10h às 18h, sob a coordenação de equipes do Sine Municipal, ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
Neste primeiro dia, o Feirão PCD registrou uma boa movimentação, com público significativo buscando encaminhamento para vagas de emprego e informações sobre seus direitos trabalhistas.
A assistente social Raísa Moreira, da Semas, reforçou que a participação no Feirão não faz com que os candidatos percam o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Ela lembra, que o BPC é garantido pela Constituição de 1988 e regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), assegurando o pagamento de um salário mínimo mensal aos idosos e pessoas com deficiência que não têm condições de prover sua própria subsistência.
Segundo Raísa, quem conseguir um emprego formal pode solicitar o auxílio inclusão, destinado aos trabalhadores com renda de até dois salários mínimos. Neste caso, mesmo com o benefício suspenso, a pessoa passa a receber meio salário mínimo adicional do INSS.
Durante toda esta semana, a equipe do Sine estará no Partage Shopping orientando os participantes sobre esse direito e auxiliando no encaminhamento de currículos.
Empresas parceiras também estão presentes, prontas para receber candidatos e colaborar com a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Direitos Garantidos
O Feirão PCD, além de abrir portas para novas oportunidades no mercado de trabalho, garante segurança aos participantes de que sua inclusão profissional não significará a perda de direitos já conquistados.
Codecom