Iniciam nesta segunda-feira, 19, as matrículas para os cursos de arte-educação, anunciadas pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura (Secult). Serão disponibilizadas mais de 1.300 vagas para as aulas que acontecerão no Centro Cultural Lourdes Ramalho e na Estação Cidadania-Cultura, distribuídas em 76 turmas, contemplando 21 cursos gratuitos. As inscrições acontecem até o dia 30 de janeiro, mas as vagas são limitadas, com início das aulas marcado para o dia 23 de fevereiro de 2026.
Fotos: Alex Barros
No Centro Cultural o atendimento será realizado nos horários das 8h às 11h, 13h às 17h e das 18h às 20h, com a entrega de 100 fichas por dia e por ordem de chegada. As matrículas são destinadas às crianças, jovens, adultos e idosos, reforçando o caráter inclusivo do equipamento cultural. O Centro Cultural fica localizado na rua Paulino Raposo s/n, no bairro São José. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3343-1523 ou pelo Instagram oficial do Centro Cultural Lourdes Ramalho, no perfil @centrocultural.cg.
Na Estação Cidadania, o atendimento é de segunda à sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 17h. O telefone para contato é o 3339-9193 e o espaço fica localizado na rua das Quixabeiras, s/n, bairro das Malvinas.
Entre os cursos ofertados estão: Iniciação ao Desenho, Pintura em Tela, Teatro, Dança do Ventre, Tribal Fusion, Danças Ciganas e Artísticas, Balé Clássico, Break Dance, Dança Contemporânea, Dança Urbana, Dança de Salão, Danças Populares e Folclóricas, Jazz Dance, Violão Popular, Sanfona Nordestina, Pífano, Percussão Nordestina, Capoeira Angola, Fusion Bellydance, além de cursos voltados para a terceira idade, como Ritmos para 3ª Idade e Dança para 3ª Idade.
O secretário de Cultura, André Gomes, destacou a importância do Centro Cultural Lourdes Ramalho como uma política pública estruturante para o município.
“Os cursos de arte-educação fazem parte de uma política pública que garante acesso gratuito à formação artística e cultural, alcançando pessoas de todas as idades. É um espaço de formação, inclusão e descoberta de novos talentos, que fortalece identidades e contribui diretamente para o desenvolvimento cultural de Campina Grande”, afirmou o secretário.
Documentação necessária
Para efetivação da matrícula, é necessária a apresentação de duas fotos 3×4, cópia do RG, comprovante de residência legível e atualizado e a declaração escolar ou RDM, para quem estiver estudando. No caso de alunos menores de idade, é obrigatória a presença do responsável legal no ato da matrícula, além da apresentação da cópia do RG do responsável.
Codecom







