A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), inicia nesta segunda-feira, 01 de dezembro, o cadastro dos caçambeiros. O processo de cadastramento será realizado até a sexta-feira, 5 de dezembro, das 8h ao meio-dia, na sede da Secretaria, localizada na rua Vigolvino Wanderley, 535, bairro da Conceição. Neste primeiro dia serão cadastrados os veículos com placas de finais 1 e 2.

O objetivo do cadastro é organizar o fluxo de transportes utilizados para a coleta desses resíduos, combater o descarte irregular e ainda garantir que todo o material seja destinado corretamente ao aterro sanitário da cidade. Essa medida protege o meio ambiente, evita danos urbanos e fortalece o sistema de gestão de resíduos.

Para facilitar o atendimento, os motoristas deverão comparecer no dia referente ao final da placa do caminhão:
• Segunda-feira (1 de dezembro): placas com finais 1 e 2
• Terça-feira (2 de dezembro): finais 3 e 4
• Quarta-feira (3 de dezembro): finais 5 e 6
• Quinta-feira (4 de dezembro): finais 7 e 8
• Sexta-feira (5 de dezembro): finais 9 e 0

Ao final do processo, cada motorista receberá:
• uma declaração oficial, confirmando que está apto ao transporte de RCC em Campina Grande;
• um adesivo de identificação para ser fixado no veículo, indicando que o caminhão está cadastrado pela SESUMA a transportar resíduos da construção civil.
_Documentação necessária_- Identificação da empresa/condutor (CPF/CNPJ);- CNH;
– Cadastro no sistema SINIR/MTR;
– Comprovante de residência;
– Documentação do veículo (CRV).
Em caso de veículo alugado, apresentar documentação comprobatória do veículo.
Cadastro prévio online https://forms.gle/yTqrdo5E2xFH75N38 ou via 1DOC.
O secretário Dorgival Vilar (Sesuma), destacou que o cadastro é resultado direto de um trabalho conjunto entre a Prefeitura de Campina Grande, construtoras, empresas de caçambas e o aterro.
“Realizamos diversas reuniões com todos os segmentos envolvidos no tema: Sinduscon, Sindicato dos Construtores, representantes dos caçambeiros, empresas de recolhimento de entulhos, Ecosolo Ambiental (Aterro Sanitário), além da Polícia Civil Ambiental, OAB-PB e Ministério Público. Dessa construção conjunta surgiu o cadastro obrigatório, que garante o transporte e a destinação correta dos resíduos da construção civil, sem custo adicional para os motoristas. Com a declaração e o adesivo de autorização, ampliamos o controle, a segurança e a transparência em todo o processo, fortalecendo o combate ao descarte irregular”, afirmou Dorgival.
A Sesuma reforça que apenas os veículos cadastrados estarão autorizados a transportar os resíduos da construção civil no Município, e que o apoio dos motoristas é fundamental para manter Campina Grande mais limpa, organizada e ambientalmente responsável.
Codecom

