A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), iniciou nesta quinta-feira (24) a exposição de conteúdos para as Olimpíadas de Trânsito 2025. O evento é uma competição, promovida pela STTP, entre estudantes de escolas públicas e privadas com provas estruturadas dentro da temática do trânsito. O objetivo é levar educação de trânsito e conscientização para milhares de alunos das redes pública e privada.
O trabalho começou na Escola Municipal Padre Antonino, que fica no bairro de Bodocongó. “Estamos iniciando a exposição de conteúdo 2025, que é uma preparação para a Olimpíada de Trânsito nas escolas. A Olimpíada é uma competição entre as escolas, na qual nós trabalhamos a educação para o trânsito de forma lúdica. A exposição de conteúdo tem, por objetivo, preparar os estudantes para quais conteúdos eles precisam ter conhecimento, para que eles possam fazer uma reflexão sobre o seu papel no trânsito enquanto cidadãos. Nós estamos discutindo junto a eles questões como cidadania, respeito, ética e outras questões que eles precisam estar atentos”, destacou Joana Santos, da Divisão de Educação de Trânsito (DET) da STTP.
O tema deste ano é “Desacelere, seu bem maior é a vida”. Para as escolas é uma oportunidade dinâmica de trabalhar assuntos que fazem parte do dia a dia de alunos e familiares. “É de suma importância. Todo o aprendizado que vem extra sala de aula, comunidade escolar, ele se torna novo, é novidade na escola e são formas dinâmicas de aprender. Então, eles estão ansiosos, muito ansiosos, porque gostam de Olimpíadas, gostam de jogar, gostam de competir e eu acredito que a gente vai alcançar o objetivo que é a aprendizagem”, disse a gestora da escola, Tatiana Nunes.
As Olimpíadas serão realizadas neste segundo semestre do ano e contemplarão uma série de atividades, beneficiando centenas de estudantes. O trabalho é intersetorial e envolve profissionais da STTP, com o apoio da Secretaria de Educação de Campina Grande (Seduc).
Codecom