A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), deu início à campanha “Despluga”, uma iniciativa de conscientização sobre os perigos da utilização de telefones celulares conectados à tomada. A campanha visa informar à população sobre os riscos de acidentes, como choques elétricos e incêndios, decorrentes dessa prática.
Como parte da campanha, a SECTI elaborou uma cartilha informativa completa, contendo dicas de segurança para evitar acidentes domésticos relacionados ao uso do celular durante o carregamento. O material, disponível em formato PDF para fácil acesso, pode ser baixado gratuitamente através do seguinte link http://bit.ly/3SbducL
Visando alcançar um público ainda maior, e divulgar a mensagem de segurança desde cedo, serão realizados a partir do segundo semestre deste ano ciclos de palestras educativas nas escolas municipais. Esses encontros terão como objetivo conscientizar os alunos sobre os perigos da utilização do celular enquanto carregam.
O Major do Corpo de Bombeiros de Campina Grande, Eliúde Santiago, falou sobre a iniciativa. “Excelente ideia a parceria da Prefeitura de Campina Grande e o Corpo de Bombeiros para trabalharmos junto às escolas com a prevenção de acidentes. O trabalho certamente vai gerar frutos positivos, visto que 70% dos incidentes resultando em incêndios, são provocados por curtos-circuitos ou sobrecargas elétricas e que como consequência, causam óbitos. A iniciativa da prevenção salva vidas”, declarou o major.
O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campina Grande, William Tejo Filho, ressaltou a importância da campanha. “A campanha “Despluga” reforça o compromisso da SECTI em ajudar a orientar as pessoas no uso correto de aparelhos celulares fora da tomada, promovendo a segurança e o uso consciente da tecnologia, educando a população sobre os riscos muitas vezes negligenciados no cotidiano”, ressaltou o secretário.
Codecom