A Prefeitura de Campina Grande lançou nesta quinta-feira, 9, a campanha Março Lilás, que chama a atenção para a necessidade do cuidado com o câncer de colo do útero. O lançamento aconteceu no Teatro Municipal Severino Cabral durante a Semana Municipal da Mulher Campinense, que foi instituída pela Lei Municipal 3.976/01.
O evento Ser Mulher Contemporânea discutiu sobre o espaço da mulher na sociedade e no mercado de trabalho. Houve uma apresentação artística de balé contemporâneo e cultural com a poeta Anne Karollyne, além de um desfile da diversidade feminina campinense e uma aula-show do Dr. Edmundo Gaudêncio intitulada “Guerreira não, cansada: as relações da mulher com o trabalho e as implicâncias para o adoecimento mental”.
Na ação, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e outras instituições como a Universidade Federal de Campina Grande, as mulheres foram homenageadas e receberam brindes de empresas parceiras, além de serviços de cuidado. Centenas de servidoras da Rede Municipal de Saúde participaram da programação.
A ação marcou também o início da campanha Março Lilás, sobre o câncer de colo do útero, que é a terceira maior causa de morte de mulheres no Brasil. “Foi uma congregação de representações e discussões sobre muito do que nós mulheres sentimos e vemos na sociedade e uma forma de convocar as mulheres a este espaço para falar sobre o seu lugar no mundo e a relação com a saúde”, disse a coordenadora de Saúde da Mulher, Ana Cristina.
Codecom