A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), estará lançando mais uma iniciativa inovadora na próxima segunda-feira (05), o Hackathon “Mulheres que Inovam”. O evento acontecerá no mês da mulher, especificamente nos dias 07 e 08 de março, visando reunir mulheres de todo o país para desenvolver soluções inovadoras voltadas para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para Campina Grande. A ação tem como objetivo estimular as mulheres na ciência, tendo como referências os projetos “Futuras Cientistas” e o “Mulheres Inovadoras” do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal.
O desafio proposto concentra-se na discussão e criação de soluções inovadoras baseadas nos ODS, alinhando-se aos critérios modernos de ESG (Ambiental, Social e Governança). A competição buscará como implementar discussões e soluções criativas em um ambiente urbano que influencia mais de 30 cidades, abrangendo uma população de mais de um milhão de pessoas. O objetivo é fomentar o empreendedorismo social e sustentável, promovendo o papel da mulher na inovação e no desenvolvimento local.
As inscrições para o Hackathon estarão abertas de 05/02/2024 a 15/02/2024 e podem participar pessoas de todas as idades, com inscrições individuais ou em grupos de 3 a 5 integrantes. A programação incluirá ideações, sessões de mentorias e avaliações para selecionar as melhores soluções desenvolvidas.
A premiação contemplará com 2 vagas de estágio remunerado e que será divulgado o resultado no dia 08/03/2024. As vencedoras irão assinar contrato de estágio de 6 meses (podendo ser renovado) no valor de R$ 800,00 mais R$ 50,00 de auxílio transporte e irão atuar na área de tecnologia, análise de dados e desenvolvimento. O estágio será válido para estudantes de graduação de ciência da computação, sistemas de informação, engenharia de computação e áreas correlatas de cursos presenciais na cidade de Campina Grande. O evento visa não apenas promover a inovação, mas também estimular o diálogo e a participação feminina nesse ecossistema.
A secretária da SECTI, Laryssa Almeida, destaca a importância do hackathon: “Iremos promover para Campina Grande soluções sustentáveis, inclusivas e estaremos impulsionando o papel da mulher no ecossistema da inovação”, destacou.
O regulamento completo será divulgado na próxima segunda-feira (05) no site oficial da Prefeitura de Campina Grande.