Prefeitura de Campina Grande lança Programa “Olhar Campina” e faz entrega de óculos na manhã desta terça-feira

Iniciativa é uma parceria entre Seduc e Secretaria de Saúde do município

A Prefeitura de Campina Grande, por meio de parceria entre as Secretarias Municipais de Educação (Seduc) e da Saúde, realizará nesta terça-feira, 9, a partir das 11h, o lançamento do Programa “Olhar Campina”, que tem por objetivo realizar consultas oftalmológicas por meio de ônibus/van (consultório itinerante) para atendimento dos estudantes da Rede Municipal de educação. O evento acontecerá no Teatro Municipal Severino Cabral. Na ocasião, 57 estudantes receberão óculos que foram escolhidos, pessoalmente, nas últimas semanas.

A iniciativa visa identificar e corrigir problemas visuais relacionados à refração e fornecer óculos corretivos para os estudantes da Rede Municipal de Educação a fim de reduzir diretamente as taxas de evasão e repetência escolar, bem como proporcionar o aumento no rendimento da aprendizagem dos alunos. A ação corresponde a um investimento da ordem de R$ 1 milhão.

O secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto, falou sobre a importância de ações desta natureza, tendo em vista a necessidade do público de ter garantido o direito ao acesso à Educação. “Identificar possíveis problemas oculares é proporcionar aos estudantes as condições devidas para o processo de aprendizagem. É garantir a cidadania e o direito à Educação ao nosso público”, pontuou.

O Programa

O “Olhar Campina” é direcionado a todos os estudantes da Rede e conta com o aporte da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibiliza profissionais capacitados e habilitados para realizar consultas, procedimentos clínicos de pequeno porte e encaminhamentos para Centros Oftalmológicos dos casos mais específicos.

O processo de triagem teve início no mês de novembro do ano passado, através de parceria com a Unifacisa, que realizou os procedimentos na fase inicial da execução do Programa.

Codecom

Compartilhar