Na manhã desta quarta-feira, 27, a diretora da Escola Municipal de Serviço Público (Emusp), Elis Formiga, esteve reunida na Secretaria Municipal de Saúde para alinhar os detalhes de uma capacitação importante para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Campina Grande. A demanda foi feita diretamente pelo prefeito Bruno Cunha Lima à Secretaria de Administração, visando aprimorar a formação e o desempenho desses profissionais, fundamentais no atendimento à população.
O encontro, realizado com a coordenadora dos ACS, Juliane Berenguer, o diretor de Atenção à Saúde, César Moreira, e a coordenadora de enfermagem da Atenção Primária, Larissa Ribeiro, resultou no planejamento de uma capacitação que ocorrerá entre os dias 10 e 14 de março de 2025, logo após o Carnaval. A capacitação será composta por cinco encontros, com o objetivo de atingir todos os agentes comunitários de saúde do município.
De acordo com Elis Formiga, a capacitação focará em dois aspectos centrais: letramento digital, com ênfase no uso de tablets e no aplicativo do Ministério da Saúde, e a abordagem nas visitas realizadas pelos ACS. “A demanda para essa capacitação veio diretamente do prefeito Bruno Cunha Lima, e também foi discutida com o secretário de Saúde, Dunga Júnior. A intenção é que essa qualificação melhore o uso das ferramentas digitais no trabalho dos ACS e também aprimore a forma como realizam suas visitas domiciliares”, explicou a diretora da Emusp.
Codecom