A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), realizou nesta quarta-feira, 02, uma Aula Inaugural da Educação de Jovens e Adultos (EJA), voltada ao acolhimento dos estudantes indígenas Waraos. A proposta, fruto de uma ação intersetorial com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), teve como objetivo principal recepcionar os novos estudantes para explicar o funcionamento da escola e como acontecerão as aulas.
A aula inaugural foi organizada em quatro etapas: o acolhimento e apresentação com saudação bilíngue, conduzida com o apoio do interlocutor Warao Eudílio José Ortega; depois um momento cultural com trocas de histórias de vida e exibição de elementos da cultura Warao; na sequência, uma atividade interativa com produção coletiva intitulada “Mapa das Memórias e Sonhos”; e o encerramento com compromissos coletivos e merenda partilhada.
Durante o encontro, os professores e a equipe gestora apresentaram a proposta pedagógica da EJA e as regras da unidade educacional. Cartazes bilíngues, vídeos, objetos culturais e atividades em grupo contribuíram para a construção de vínculos entre os estudantes e a equipe da escola. Os estudantes receberam o kit de material escolar completo e socializam no momento da merenda.
“A EJA tem a missão de acolher histórias e transformar trajetórias, então nós estamos preparando aqui para eles um ambiente novo, uma pedagogia nova para fazê-los, de fato, cidadãos que tenham o direito de chegar em qualquer lugar e poder ser aceito. Então, essa troca de cultura mostra o objetivo da Seduc, bem como também os objetivos que nós temos enquanto seres humanos, dentro dessa diversidade cultural. E nada melhor para esse período, pois nós estamos trabalhando a diversidade cultural neste terceiro bimestre”, explicou a coordenadora da EJA, Adria Viana.
A ação reforça o papel da educação pública na promoção da equidade, do respeito à diversidade e da inclusão social, garantindo aos estudantes indígenas o direito a uma aprendizagem significativa, contextualizada e acolhedora. Ao ingressarem na rede municipal de ensino, os Waraos trazem saberes próprios e língua nativa, elementos que fortalecem a diversidade cultural no ambiente escola.
Codecom