A Prefeitura de Campina Grande promove desta terça-feira, 20, até a próxima quinta-feira, 22 de maio, o Curso de Formação para o Programa “Ronda da Mulher”, reunindo equipes do Gabinete do Prefeito, da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e da Guarda Civil Municipal. As atividades serão desenvolvidas no Teatro Rosil Cavalcante nos turnos da manhã, tarde e noite.
O curso marca o início de um novo ciclo de expansão, uma missão de fortalecimento da Ronda da Mulher para multiplicar boas práticas e formar agentes preparados e comprometidos com a proteção das mulheres.
Participaram da solenidade de abertura do curso, realizada nesta terça-feira, o secretário Chefe do Gabinete, Fábio Ramalho, que na oportunidade representou o prefeito Bruno Cunha Lima; a advogada que responde pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Talita Lucena; o presidente da Associação Estadual das Guardas Civis Municipais da Paraíba e coordenador do Ensino da Academia Nacional de Formação de Guardas Municipais, José Nilson; o coordenador da Guarda Civil Municipal de Campina Grande, Roberto Alcântara e a comandante do grupamento da Ronda da Mulher, Valberlândia Virgulino.
Na solenidade de abertura do curso a advogada Talita Lucena, que responde pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, recebeu o Certificado Amigo da Guarda Civil de Campina Grande. O Curso de Formação contou com representantes de 16 unidades de Guarda Civil Municipal, sendo 13 da Paraíba e três do Rio Grande do Norte.
O coordenador da Guarda de Campina Grande, Roberto Alcântara, deu boas-vindas aos participantes do curso de Formação e ressaltou que as Guardas Civis Municipais estão passando mudanças que precisam ser percebidas por todos.
“Estamos vencendo o primeiro obstáculo, que era o da Segurança Jurídica, a PEC 37, a PEC 57. Temos a lei 3.022, a PEC 18, são muitos argumentos legais que vão definitivamente dirimir todas as dúvidas sobre as nossas competências. Este Curso de Formação da Ronda da Mulher é mais uma prova da nossa capacitação e que estamos antenados com as competências”, declarou Roberto Alcântara.
A advogada Talita Lucena (da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres), disse que o projeto Ronda da Mulher é executado por muitas mãos e que a Coordenadoria da Mulher, juntamente com a Guarda Civil Municipal, estão realizando um trabalho grandioso e que se complementa.
De acordo com Talita, o trabalho tem impactado e levado mais segurança para a vida de muitas mulheres. “Hoje estamos aqui, servindo de modelo para outros municípios, o que nos orgulha. Vamos formar a nova turma da Ronda da Mulher de Campina Grande e de outros municípios. Campina Grande tem sido pioneira em muitos trabalhos, a gente fica extremamente feliz por sermos referência no que fazemos”, ressaltou.
Talita destacou ainda que o tema “violência contra a mulher” deve ser uma pauta coletiva e que devemos combater esse mal social. No Brasil, a cada quatro minutos, uma mulher é vítima de violência. E a cada oito horas uma mulher é vítima de feminicídio. O secretário chefe do Gabinete, Fábio Ramalho, agradeceu a Talita Lucena pelo trabalho que vem realizando em benefício das mulheres e pelo trabalho relevante não apenas para Campina Grande, mas para o Estado da Paraíba.
Fábio Ramalho também agradeceu ao coordenador da Guarda Civil Municipal, Roberto Alcântara, e disse que Campina Grande continua sendo referência não apenas nos trabalhos desenvolvidos pela GCM e pela Coordenadoria da Mulher. “É uma cidade que tem uma gestão que olha para frente”, afirmou.
Programação
Após a solenidade de abertura foi realizado um debate abordando os seguinte tópicos: Importância do Atendimento Qualificado a Mulheres em situação de Violência Doméstica; Aspectos Jurídicos da Lei Maria da Penha, Mudanças no Código Penal e Aspectos práticos da Lei Municipal. Todos sob a coordenação de Talita Lucena
No período da tarde, as atividades foram iniciadas às 13h30 e se estenderam até às 17h. No turno da noite, o GCM Carlos Luís Falcão e o Educador Físico, Rômulo Negreiros Leite vão apresentar as técnicas de imobilização e defesa pessoal.
Codecom