A Prefeitura de Campina Grande, por intermédio da Guarda Civil Municipal, promoveu, nas dependências do Ginásio O Meninão, o Curso Conduta de Patrulha para GCM, iniciado, na manhã do domingo, 18, e encerrado no nesta segunda,19, com o objetivo de nivelar as técnicas de trabalho em equipe durante as festividades juninas, no Parque do Povo.
De acordo com o coordenador das atividades, o GCM Rosilberto Moura, o treinamento objetiva capacitar os agentes para uma melhor prestação de serviço à população, durante O Maior São João do Mundo. A Guarda contou ainda com o apoio da Associação Estadual dos Guardas Municipais, que fez o intercâmbio com os instrutores do Rio Grande do Norte, além da participação da Escola Municipal de Serviço Público (Emusp CG), que vai emitir os certificados; da STTP; e do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado, que contribuíram com o empréstimo de equipamentos.
O instrutor Erinaldo dos Santos, do Rio Grande do Norte, informou que o curso tem como objetivo, desenvolver o trabalho em equipe, com a aprendizagem de técnicas e táticas para o uso nas ruas.
Ele acrescenta que, além do trabalho em equipe, o treinamento visa a proteção da vida do GCM e do cidadão. “Durante o curso, abordamos tópicos como: trabalho em equipe; posicionamento na conduta de patrulha; dinâmicas para referendar a teoria. Foram 20 horas de aula, sendo meio dia para a parte teórica e o restante o treinamento prático”, explicou.
Já o instrutor Josivan Batista de Souza destacou a adaptação dos GCMs de Campina Grande ao curso e que a resposta foi positiva.
A equipe do Rio Grande do Norte contou com a participação dos instrutores Erinaldo dos Santos Pereira, Josivan Batista e Romário Braz. Além do instrutor João Paulo Tomé de Sousa, comandante da Guarda Municipal de Livramento (PB).
O agente Arthur Filipi Cavalcante Vasconcelos, da Guarda de Campina Grande, avaliando o treinamento, disse que é de extrema importância, principalmente para a utilização, em especial durante o período junino, para que a patrulha fique mais atenta, mais firmada, mais organizada, para que possa prestar o melhor apoio em casos de ocorrências durante o São João de Campina Grande.
Acrescentando que, tanto na questão de comportamentos, como atuação, disciplina e protocolos (segurança da patrulha e segurança da população), além do resgate de integrantes da Guarda, como resgate em necessidade de ferimentos e demais necessidades de saúde dos forrozeiros.
O GCM/CG, Leonardo da Silva Lima, destacou que o curso é de fundamental importância, já que a Guarda não trabalha só e se faz necessária uma padronização para os integrantes de uma guarnição. “O curso é proveitoso não apenas para o período junino, mas para toda a carreira do agente que integra a Guarda Civil de Campina Grande. A população só tem a ganhar. O treinamento foi pautado para o atendimento emergencial, tanto de segurança como a prestação dos primeiros socorros a pessoas com fraturas, resgate de vítimas em situação de zonas de perigo”, reforçou.
O GCM Adam Guerreiro Caju, da Guarda Civil do município do Conde, participou do treinamento e afirmou que foi muito importante para o serviço do dia a dia e que ajuda a entender a necessidade de trabalhar em equipe, com segurança, e que não adianta sair de forma aleatória para atender uma ocorrência. Ele é coordenador do Centro de Formação da GCM do Conde e vai colocar em prática os ensinamentos com os seus agentes, para que haja um nivelamento, o que vai proporcionar segurança para todos os integrantes e consequentemente para a população.
Codecom