Momentos animados e emocionantes marcaram a terceira edição da ExpoAutismo, nesta sexta-feira, 11, dentro da programação do TEAcolho, realizado pela Prefeitura de Campina Grande, no Parque Evaldo Cruz. A Exposição, que aconteceu no quadrilhódromo, foi organizada pela Gerência da Pessoa com Deficiência (PcD), ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc) e reuniu diversos expositores autistas.
As exposições incluíram desenhos, telas e esculturas, além de apresentações de música, dança, fotografias, entre outras. Pela manhã, teve show musical com Erika Marques; e o grupo Forró do Ananias, à tarde. Também aconteceu escuta psicológica, serviços de assistência social, orientações sobre os serviços da Gerência PcD, além de uma Feira de Artesanato com as mães acompanhadas pela Unidade, com confecções de produtos autorais, como bolsas, laços, crochês e outras. O evento contou com a participação de 320 autistas.
Alguns estudantes da Rede Municipal de Educação também participaram da ExpoAutismo. A Seduc disponibilizou o transporte e estrutura acolhedora. A coordenadora da Educação Especial, Michele Dias, explicou como as atividades foram pensadas. “Além do espaço para que eles mostrassem do que são capazes, participamos com serviços para as pessoas entenderem sobre as salas de recursos multifuncionais; Clínica Escola Afeto e Brinquedoteca Municipal, já que também atendem a esses estudantes. Então tivemos oficinas para que eles se divertissem e as pessoas entendessem melhor nossos serviços”, explicou.
Para Heitor de Lima, de oito anos, participar do evento pela primeira vez foi bastante divertido. “Eu fiz um monte de desenhos, do Sonic e outros desenhos animados que eu assisto em casa, para mostrar ao pessoal. Foi a primeira vez que eu vim aqui e quero vir de novo quando for acontecer mais uma vez. Tudo ficou lindo e eu amei mostrar o que eu sei fazer”, contou o menino.
Edna Silva, da Gerência PcD, enfatizou os trabalhos realizados na ação. “Mais um ano com um show de sucesso da ExpoAutismo. Oferecemos diferenciais como escutas psicológicas para as mães, um mutirão de retirada de dúvidas sobre BPC e outros direitos da pessoa autista, organizamos a feirinha que é resultado dos cursos de artesanatos que temos no Centro Dia, o que culmina na geração de renda dessas mulheres e muito mais. Então estamos muito felizes com tudo isso”, contou.
O secretário da Semas, Fabio Thoma, reforçou a relevância desse trabalho no TEAcolho. “A Semas fez parte desse evento com muito carinho. A ExpoAutismo foi organizada com empenho, finalizando mais uma edição de forma bastante positiva. Ainda levamos o Programa Criança Feliz para dar orientações às famílias sobre os atendimentos que realizamos. É um evento voltado à inclusão que alcança várias pessoas autistas, no qual contribuímos com o papel da assistência social”, disse o secretário.
Codecom