Na próxima quarta, quinta e sexta-feira, dias 06, 07 e 08 de novembro, Campina Grande se tornará o epicentro da ciência e tecnologia na Paraíba, com a realização da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).
O evento, que será realizado no Parque Evaldo Cruz, mais conhecido como Açude Novo, terá entrada gratuita e receberá não apenas a população de Campina Grande, mas também participantes de diversos municípios da região.
Além de Campina Grande, outras treze cidades estarão representadas no evento, destacando a importância da SNCT para o desenvolvimento científico e tecnológico em âmbito regional.
Entre os municípios convidados estão Queimadas, Boqueirão, Caturité, Lagoa Seca, Lagoa de Roça, Natuba, Cabaceiras, Remígio, Cuité, Nova Floresta, Picuí, Barra de Santa Rosa e São Domingos. A participação de diferentes localidades reforça o caráter inclusivo e integrador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, incentivando o compartilhamento de conhecimentos e experiências científicas e tecnológicas.
A solenidade de abertura acontecerá na quarta-feira, 06 de novembro, às 9h, no pátio de eventos do Açude Novo e promete reunir autoridades, representantes de instituições parceiras e grande público.
De acordo com secretário da SECTI, William Tejo Filho, a realização do evento em Campina Grande e o envolvimento das cidades vizinhas representam um passo muito importante para o fortalecimento dos estudos científicos na região.
“Este evento é uma oportunidade para que possamos aproximar a ciência e a tecnologia da nossa população. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um momento de aprendizado, inovação e troca de experiências. Queremos que jovens, adultos e pessoas de toda a região possam entender a importância dos biomas brasileiros, tema desta edição, e como eles impactam nossas vidas. Contamos com a participação de todos para que este seja um evento inesquecível”, ressaltou o secretário.
Em Campina Grande, a SNCT contará com a parceria de mais de dez instituições, incluindo a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que vão colaborar com palestras, oficinas e outras atividades voltadas para a disseminação do conhecimento científico e tecnológico.
Como parte da divulgação do evento, na última sexta-feira (01), foi transmitido ao vivo um videocast com convidados especiais. Eles discutiram a importância da SNCT e abordaram a temática central do evento deste ano: os biomas brasileiros.
Durante a transmissão foram destacados pontos importantes sobre a preservação dos biomas e a relevância da educação ambiental. Para quem não conseguiu acompanhar ao vivo, o videocast completo está disponível neste link: https://www.youtube.com/live/0p0gAnzYWw8?si=ZCQM1jJYTKn2iUG7
A 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Campina Grande está sendo realizada com recursos da Prefeitura e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Esse será um evento com atividades educativas e interativas que irão estimular a curiosidade e o engajamento da população com a ciência, a tecnologia e a inovação.
Codecom