No mês da campanha Agosto Lilás, que marca o combate à violência contra a mulher, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promove uma série de atividades voltadas para a conscientização de mulheres acompanhadas pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e o Programa Criança Feliz.
A programação inclui rodas de conversa, palestras e as orientações sobre a rede de apoio disponível no Município para o enfrentamento à violência doméstica. As ações estão sendo realizadas em diferentes datas e locais.
No último dia 15, mulheres do grupo de convivência do Cras Galante estiveram reunidas em uma atividade que abordou os sinais da violência e a importância da denúncia. Já nesta segunda-feira, 18, foi a vez do Cras Bodocongó promover o encontro, que reforçou o papel do equipamento enquanto espaço de acolhimento e orientação para mulheres em situação de vulnerabilidade.
Na manhã desta terça-feira, 19, o Programa Criança Feliz, que atua com a primeira infância, também reuniu as visitadoras para um momento de sensibilização e formação sobre o tema, na sede da Semas. O encontro teve como objetivo ampliar o olhar das visitadoras sobre os contextos de possíveis violência presentes nas famílias atendidas, fortalecendo a atuação preventiva desde a Primeira Infância, mas também, trazendo orientações acerca desse tipo de violência.
Josekelly Araújo é visitadora no Programa há cinco anos e conta sobre a importância desse aprendizado para o repasse às famílias acompanhadas. “Nós podemos encontrar casos de violência doméstica nos territórios que visitamos e é muito importante trabalhar a prevenção com as mães e as crianças, para que saibam o que fazer quando isso acontecer e saibam que daremos todo apoio necessário para que casos assim, não aconteçam novamente”, disse.
“O Agosto Lilás” é uma campanha que concretiza diálogos com as mulheres que estão em nossos serviços, levando informação, acolhimento e principalmente caminhos para que elas possam sair de situações de violência. Nosso compromisso, enquanto gestão, é fortalecer essa rede de proteção e mostrar que nenhuma mulher está sozinha”, pontuou o secretário da Semas, Fabio Thoma.
A programação segue nos próximos dias, com novas atividades previstas para mulheres atendidas pelos Cras Jeremias e Três Irmãs, respectivamente nos dias 25 e 27 deste mês, reforçando ainda mais a importância da escuta qualificada e da rede de proteção social.
Codecom